Dica de saúde: Portal da ELASE ajuda a melhorar sua velocidade na água

Nesta semana a dica de saúde do Portal da ELASE é voltada aos praticantes de natação ou outro esporte aquático, ou até mesmo aqueles que estão iniciando estas atividades. Na reportagem extraída da revista Sport Life, de Jéssileyne K. Reis, você encontrará sugestões importantes para melhorar seu desempenho na água.

NATAÇÃO

MELHORE A VELOCIDADE EM 10 SEMANAS

Escolha o plano dos quilômetros que você já nada.

Em qual distância você prefere nadar mais rápido? Nos 25m, 50m ou 100 metros ? Escolha uma delas e jogue-se na piscina para realizar um plano com intuito de melhorar o seu desempenho.

Os principais pontos para melhorar o seu tempo

Os metros não são tudo. Algumas pessoas pensam que quanto mais nadarem em cada   treino melhorarão as suas marcas. No entanto, devemos nadar apenas o necessário para alcançar os nossos objetivos. O planejamento de cada sessão de treino não deve focar a quantidade de metros nadados, mas sim os pontos mais importantes.

A 100% nos treinos de velocidade, trabalhamos poucos metros, mas muito intensos. Nadar a 100% não significa mover os braços loucamente. Prolongue a braçada e aumente a freqüência dos braços até que encontre a perfeita combinação de ambos.

Dê atenção à técnica : um dos erros mais comuns é realizar este trabalho a toda velocidade. Durante a temporada, existem períodos em que devemos trabalhar técnica e a velocidade ao mesmo tempo. Mas existem períodos no qual se deve realizar apenas um com bastante tranqüilidade. O importante é fazer bem, não rápido.

Programe os dias de descanso: no mundo esportivo, existem pessoas que acham que por treinarem mais e mais forte vão melhorar e tornar-se mais rápidas. A dosagem do repouso é mais importante do que as cargas fortes de treino. Para realizarmos os planos desses treinos, é necessário estarmos descansados para assimilarmos a carga de trabalho. Caso contrário, todo o exercício  desenvolvido na piscina será em vão.

Mude os exercícios nos treinos: se nos acostumarmos a fazer sempre o mesmo treino, chega uma hora que não evoluirmos mais. Devemos, portanto, variar os programas na água, mudar a distância das séries, as técnicas de exercício, zona do começo das séries (como largada desde a parede ou do meio DA piscina)

OS TREINOS NA ÁGUA

Embora o ponto principal das sessões varie, a estrutura das mesmas segue sempre o seguinte esquema.

AQUECIMENTO: O objetivo é preparar o corpo para esforço. Veja quantos metros você precisa para começar o treino propriamente dito.

PONTO PRINCIPAL: é a parte mais importante da sessão e é  obrigatório Dar o máximo.

REGRESSO À CALMA: você não pode parar de nadar e simplesmente ir tomar banho O corpo precisa se acalmar, portanto, é preciso nadar uns metros com baixa intensidade. Relaxe na água entre 5 e 10 minutos.

ALONGAMENTOS: faça o alongamento fora da água durante 5 minutos

suporte
Author: suporte

Suporte Técnico.

Pular para o conteúdo