Dica de saúde: 13 motivos para começar a malhar e não desistir

Nesta semana, o Portal da ELASE aborda sobre a importância da prática de exercícios físicos, numerando 13 motivos para você começar a malhar e não desistir mais. Confira a matéria retirada da revista Fitness business, de Patrícia Larsen. 
 
Viver mais
De acordo com o Ministério da Saúde, quem se exercita diminui em 54% a probabilidade de morrer de problemas cardíacos e apresenta 37% menos chance de morrer de câncer. Você não vai parar só porque está fazendo frio, né?  

Menos chance de ficar gripado
A atividade física aumenta a imunidade. Fazer exercícios durante o inverno pode ser mais uma maneira de evitar a gripe.

Maior gasto calóricoPrecisamos manter a temperatura corporal. O resfriamento da pele aumenta o reflexo do tônus muscular, ocasionando tremores, que é uma forma de gerar calor. Assim, há um aumento no gasto calórico para manter o corpo aquecido. As atividades de intensidade moderada, ideais para queimar gordura e que mantêm aquela sensação de friozinho, são otimizadas nesse período.

Emagrecer com saúde
Exercitando-se durante o inverno você tem o tempo a seu favor, não há pressa em perder os quilinhos a mais. O Colégio Americano de Medicina Esportiva, órgão que dita parâmetros para a prática de atividade física nos Estados Unidos, diz que perdendo até 2 kg por mês existe uma chance muito pequena de recuperá-los. Em seis meses dá para perder até 12 kg, com saúde, fugindo do efeito sanfona! 

Estabelecer metas factíveis
Estabeleça metas para emagrecer, fortalecer ou melhorar sua performance. No inverno, você tem o tempo a seu favor. Planeje suas atividades para alcançar seu objetivo e estar em forma durante o verão.

Ficar de bem com a vida
Parando de fazer atividade física nesse período, em 15 dias sua capacidade aeróbia diminuirá, reduzindo a produção de endorfina. Com isso, você ficará irritado com mais facilidade. Evite o estresse mantendo-se ativo também no inverno.
 
Diminuir a depressão
No inverno, os dias cinzentos favorecem o sentimento "depressivo". A atividade física produz hormônios, como a endorfina, que combatem essa sensação. Mantenha o alto astral mesmo nos dias mais frios e nublados!

Não perder as capacidades físicas
Em apenas 10 dias sem malhar, temos perda de massa muscular. O problema é causado pela interrupção da produção de enzimas responsáveis pela manutenção ou aumento dos músculos. Mesmo batendo aquela preguiça, por causa do frio, não vale à pena parar!

Ingestão de alimentos mais calóricos É fato! Existe uma tendência natural do organismo em buscar mais alimento e acumular gordura. Sentimos mais fome porque o metabolismo basal aumenta e assim necessitamos de mais calorias para manter as funções vitais. Contudo, é uma alteração muito pequena que não justifica comer mais! 

Aumento do consumo de bebidas alcoólicasDurante os dias mais frios, muita gente opta pela ingestão de bebidas alcoólicas para afugentar o frio. Cada grama de áIcool produz sete calorias. Faça as contas e veja quantas calorias a mais você ingeriu com aquele vinho quente do fim de semana!

Mais tempo de sono
O nosso relógio biológico sofre alteração em função das noites mais longas e assim o corpo produz substâncias que induzem o sono. Dormindo mais, nosso gasto calórico total tende a diminuir. O resultado para quem não está se exercitando são alguns quilos a mais.

Menos desconforto
Pessoas com sobrepeso ou obesas sentem-se desconfortáveis com as altas temperaturas do verão. Aproveite o inverno para queimar a gordura e ter mais disposição para exercitar-se quando a temperatura subir.

Dicas para a prática de exercícios
· Os riscos de lesões são maiores na época mais fria do ano, pois a musculatura fica mais contraída e, portanto, mais vulnerável. Realize um bom aquecimento antes de iniciar o treino, capriche no alongamento e exercícios aeróbios leves.
· Mantenha-se agasalhado até que a temperatura corporal aumente. Utilize várias blusas e vá tirando aos poucos. Não use agasalhos de plástico, pois else impedem a evaporação do suor e aumentam a temperatura podendo causar internação, mesmo no inverno.
– Hidrate-se, apesar de transpirar menos, você urina mais, perdendo Iíquidos DA mesma forma. Seu corpo precisa repor os Iíquidos perdidos em qualquer época do ano.
· Exercícios realizados em dias secos podem causar problemas respiratórios principalmente nas pessoas que sofrem de alergia. Fique de olho na umidade relativa do ar

suporte
Author: suporte

Suporte Técnico.

Pular para o conteúdo