PONS Fisioterapia inova com Wii na reabilitação!

Quando se fala que alguém adora gastar horas jogando videogame a imagem que vem à cabeça é de uma pessoa sedentária e gordinha, que não gosta de atividades físicas. No entanto, um novo conceito está surgindo com a terceira geração de games, especialmente com o Nintendo Wii. O console da empresa japonesa representa uma mudança de paradigma: ele faz os praticantes se levantarem da cadeira e suarem, graças a um revolucionário sistema de jogo que consegue unir diversão e exercício.

Uma das principais acusações aos videogames tradicionais é que eles não incentivam a prática de atividade física.

Para mudar essa perspectiva e atrair um novo estilo de usuário, o console da Nintendo investe em games que unem esportes e diversão: o Wii fit e o Wii sports. O primeiro simula exercícios físicos (como yoga e algumas atividade aeróbicas) e utiliza um equipamento conhecido como Balance board — uma balança com sensores de pressão que permitem ao jogador fazer vários movimentos.

“O Wii fit não se parece com nada daquilo que foi criado até hoje”.

O Wii sports, que traz cinco modalidades esportivas (beisebol, boliche, boxe, golfe e tênis), funciona com o Wii Remote e reproduz os movimentos do usuário — como, por exemplo, uma raquetada na bolinha de tênis.

Além de proporcionar uma vida mais ativa aos gamers, o console da Nintendo também pode ser utilizado como uma estratégia para beneficiar pacientes em processo de reabilitação física.

“Os pacientes conseguem fazer movimentos que, sem o game, eles não fariam”,

A utilização do videogame no tratamento é dividida entre os dois jogos oferecidos pelo console: o Wii fit e o Wii sports. No tratamento de reabilitação, eles são usados para trabalhar os membros superiores e inferiores.

O ponto decisivo para a utilização do Wii na reabilitação de pacientes é a motivação. “Ela faz com que o paciente tenha resultados mais rápidos, porque ele encara o trabalho como diversão”, bem como simula os movimentos esportivos, permitindo ao fisioterapeuta treiná-los e, assim, capacitar o seu paciente para um retorno mais seguro à modalidade praticada.

Essa é mais uma novidade já utilizada na PONS Fisioterapia! Sempre buscando recursos modernos e inovadores de tratamento e pensando cada vez mais em VOCÊ!

suporte
Author: suporte

Suporte Técnico.

Pular para o conteúdo