Nossa ideia é mostrar para o Brasil que Florianópolis é uma cidade que forma bons tenistas.

Há três anos a Escola Guga de Tênis, projeto desenvolvido no Clube Elase trabalha desde os primeiros passos na modalidade até a equipe de rendimento/competição que já revelou alguns talentos para o tênis de Florianópolis nos últimos anos. O projeto tem parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis e a Fundação Municipal de Esportes e representa a cidade em diversas competições.

“O projeto desenvolvido aqui na Escola de Tênis Guga tem bastante sucesso desde o seu início e já conquistamos títulos que vão de competições regionais a até mesmo campeonatos internacionais da modalidade. Trabalhamos com tenistas de todas as idades e para mim é uma satisfação poder coordenar e também treinar nossos alunos e o trabalho que todos os demais treinadores realizam aqui formando jogadores também merece ser reverenciado” afirma Flávio da Rosa Júnior, treinador e coordenador da Escola Guga de Tênis.

CIDADES DE BONS TENISTAS

“Os resultados que conquistamos nos últimos anos (2021 e 2022) como na Olimpíada Estudantil de Santa Catarina (Olesc) mostram que estamos no caminho certo aqui no nosso projeto de tênis e levando muito a sério essa responsabilidade que é representar a cidade e também a Fundação Municipal de Esportes que sempre nos deu todo o apoio. Fomos campeão da Olesc  em 2021 e atingimos pódio no masculino e no feminino em 2022 e nossa intenção é continuar representando bem, além de mostrar que aqui é uma cidade que forma bons tenistas. O atleta referência da história do tênis brasileiro também é de Florianópolis e isso significa muito” explica o treinador.

PRATAS DA CASA

“Aqui a gente recebe todos os tipos de atletas, aqueles que já vem ainda bastante jovens pois já ter uma identificação maior com o tênis, atletas que as vezes circulam por diferentes modalidades mas também com o passar do tempo passam a se dedicar mais ao tênis e jovens que chegam aqui até mesmo por influência de familiares que já tem uma relação com este esporte. Preciso ressaltar que todos aqui são muito bem vindos, porém temos um carinho bastante especial por nossos tenistas pratas da casa que iniciam aqui a sua história no esporte, já conhecem a metodologia, a forma de trabalho, a logística de nossas equipes e tudo mais. Nossa missão é promover o tênis para todos aqui na Escola de Tênis Guga” revela

GUSTAVO KUENTEN

“Até alguns dos nossos atletas mais jovens tem o Guga como referência até mesmo alguns que não chegaram a ter a oportunidade de ver ele jogar quando fez história no circuito mundial conquistando aqueles títulos históricos. Porém com o trabalho que realizamos aqui, passamos até mesmo a criar algumas referências dentro da nossa própria equipe e isso é um fator motivacional para outros que estão iniciando no tênis” detalha o treinador.

ESTRUTURA

A equipe da escola de Tênis Guga, recebe também alguns tenistas de fora de Florianópolis que passam a ter no clube toda uma estrutura necessária além do esporte como moradia e uma série de outros acompanhamentos a atletas do tênis mas também de outras modalidades que tem o Clube Elase como sede.

“Esse trabalho que realizamos com atletas de fora de Florianópolis eu chamo de mais orgânico pois muitos que chegam aqui é por interesse do próprio atleta que conhece algum treinador da nossa equipe em determinado torneio, chegam por indicação ou de outra maneira. Ao chegarem aqui e passarem a treinar e morar em Florianópolis, toda a estrutura oferecida é o diferencial para que se adaptem de maneira mais rápida criem essa identificação tanto com a nossa equipe mas também com a cidade. Não é o nosso perfil assediar ou ficar convidando atletas de outras equipes de Florianópolis para vim treinar aqui, pois sabemos e parabenizamos outros grandes projetos de tênis que realizam um bom trabalho e quem ganha com isso é o esporte local.”

MOMENTO DO TÊNIS BRASILEIRO

“Eu penso que estamos no melhor momento de muitos anos e frequentemente conseguimos colocar diversos tenistas entre os top-100 na categoria juvenil e também em algumas outras categorias da base do tênis mundial. Percebo também que a Confederação Brasileira de Tênis e as federações estaduais evoluiram no trabalho de capacitação de treinadores para que orientem as famílias e os atletas para que os mesmos tenham a estrutura necessária para viajar para o exterior, disputar importantes campeonatos internacionais e fazer todos juntos com que o tênis brasileiro cresça”.

INVESTIMENTO

“O tênis é um esporte caro, na verdade os esportes de rendimento  são caros de uma maneira geral e exigem altos valores para que o atleta consiga ter as condições necessárias para evoluir isso é inegável. Mas atletas, treinadores, entidades realizando um trabalho em conjunto a tendência é crescer cada vez mais. Avançar nas categorias de base para que o Brasil volte a ter algum destaque  também no circuito profissional são detalhes que estamos evoluindo e crescendo na projeção certa para que o Brasil volte a ser quem sabe  um dos protagonistas no tênis mundial” finalzia Flávio da Rosa Júnior.

Créditos: GUILHERME BRAZZALLE

Confira o link da matéria aqui:https://www.floripaesporte.sc.gov.br/materias/nossa-ideia-e-mostrar-para-o-brasil-que-florianopolis-e-uma-cidade-que-forma-bons-tenistas

renata
Author: renata

Pular para o conteúdo