Formação de talentos nas categorias de base do vôlei em Florianópolis.

No clube Elase, as equipes de vôlei de Florianópolis realizam um processo longo prazo no trabalho de formação de atletas da modalidade que tem muita história no esporte brasileiro. A estrutura oferecida no clube localizado no bairro da Carvoeira é um diferencial a mais para que jovens atletas tenham tudo a disposição para que consigam focar em sua evolução nas quadras.

As equipes da Elase/Voleibol  são vinculadas a Prefeitura Municipal e Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis.

“Como se trata de um projeto voltado as categorias de base do vôlei é um processo que abrange várias áreas aqui na Elase que realiza este trabalho em parceria com a prefeitura municipal de Florianópolis e a Fundação Municipal de Esportes, grandes influenciadoras do esporte. Nos últimos anos, estamos com equipes muito fortes nas categorias sub-17 e sub-19 onde o nível de treinamento é muito alto e são atletas que representam a cidade em competições muito importantes como Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) onde fomos campeões no ano passado  e Joguinhos Abertos de Santa Catarina onde terminamos como vice-campeões” afirma Rodrigo da Luz treinador das equipes de vôlei da Elase.

MESCLA DE ATLETAS

“Não só a estrutura de quadra dos envolvidos do projeto de vôlei e também muitos profissionais fora da quadra fazem com que esses meninos tenham as melhores condições para viver aqui em Florianópolis pois sabemos que sair de casa jovem e viver longe da família é bastante complicado. Temos histórias de jogadores que se atletas que iniciaram as suas histórias aqui e seguiram para o cenário internacional do vôlei jogando nos Estados Unidos, entre outros países” conta Rodrigo.

FUTURO

“Sabemos quem em projetos de categorias de base independente da modalidade nem todos se tornarão profissionais e precisamos também auxiliar na formação deles para a sequência de suas vidas independente do esporte. Afirmo isso baseado em dados estatísticos onde nem todos conseguem chegar ao profissionalismo, porém o fato de estarem aqui, se dedicando, treinando com seriedade e cumprindo todos os seus compromissos fora do vôlei, também deve ser muito valorizado” afirma o treinador natural da cidade de Porto Alegre (RS) e com 30 anos de trabalhos realizados no vôlei.

BRASIL, O PAÍS DO VÔLEI

“O trabalho que se faz nas categorias de base do voleibol é muito forte e por isso os resultados a nível internacional que foram conquistados ao longo da história e que fizeram o Brasil a maior potência do mundo neste esporte são frutos do trabalho de formação. Certamente é uma inspiração e referência para o trabalho que realizamos aqui” detalha Rodrigo.

CASA ATLETA NA ELASE

Natural da cidade de Ribeirão Preto no estado de São Paulo , o atleta Matheus Curi de 17 anos  fala sobre a sua chegada a Florianópolis  para atuar nas equipes de voleibol da Elase.

“A gente é obrigado a amadurecer bastante cedo, deixando a nossa família que sempre soube que para eu evoluir no esporte eu teria que sair de casa e seguir o meu caminho  e é o que está acontecendo. Gosto bastante da Elase que realiza um excelente trabalho aqui e faz com que nos sentimos em casa aqui na cidade” complementa o jovem atleta.

Após passar por diferentes modalidades na infância, João Victor Scalcon da Silva teve um ano de 2022 bastante intenso, processo que considera fundamental na sua formação. “ No ano de 2022 disputei 90 partidas e participei de muitos campeonatos e confesso que foi um ano divisor de águas neste meu início de carreira. Aqui na Elase, a comissão técnica sempre reforça que temos dois compromissos, primeiro os estudos e depois o vôlei e é assim que seguimos sonhando em um dia se tornar profissional e também com o processo de estudos concluídos” finaliza João que é natural da cidade de Florianópolis.

Confira o link da matéria aqui:https://www.floripaesporte.sc.gov.br/materias/formacao-de-talentos-nas-categorias-de-base-do-volei-em-florianopolis

renata
Author: renata

Pular para o conteúdo