A política de integração comunitária da ELASE, além de compatibilizar as necessidades institucionais do Clube com sua realidade financeira, tem como objetivo desenvolver atividades junto à comunidade, no sentido de colaborar e facilitar o progresso e bem estar das comunidades ao seu entorno na qual o Clube está inserido.
Esta integração se consolida por meio de apoio a projetos, entre eles os principais: PAF-Projeto Atleta do Futuro e Projeto Transforma, realizados em parceria com ONGs como GTCC (Grupo de Trabalho Comunitário Catarinense) e Empresas como Eletrobrás/Eletrosul , Tractebel Energia e SESI.
Através destas parcerias o Clube abre suas portas e oferece sua estrutura para a viabilização dos projetos, criando condições para a inclusão através das diversas práticas esportivas, retirando jovens e crianças em situação de risco da inatividade social, contribuindo para o seu desenvolvimento.
Além disso, o Clube dispõe da condição de sócio-atleta para crianças e jovens carentes com talento em potencial para que, por meio do esporte, possam desenvolver suas qualidades. Os sócios-atletas são selecionados para participarem das equipes esportivas do Clube, sem qualquer ônus, interagindo de forma plena das experiências com o grupo, tendo a oportunidade de desfrutar da vida social do clube.
Por este trabalho o Clube destaca-se como entidade pró-ativa na área esportiva, direcionando esforços para massificar a prática esportiva, assumindo seu papel de responsabilidade social na formação de futuros cidadãos.