Aproveite a primavera para praticar exercícios nos espaço ao ar livre da Elase

As temperaturas amenas e os dias mais longos fazem da primavera a estação ideal para quem deseja começar a praticar exercícios físicos, principalmente ao ar livre. Nesta estação, o calor é mais ameno que no verão e as noites não são tão frias quanto no inverno. Essa combinação faz com que as pessoas se sintam mais dispostas.

Para a natureza, a primavera é tempo de renovação e de novos começos. É quando muitas plantas e animais começam ciclos importantes, como a troca de penas dos pássaros. E você pode usar essas mudanças a seu favor, e iniciar um ciclo de atividades que trarão benefícios à saúde física e à saúde mental. Para isso, a Elase possui um amplo espaço ao ar livre para que você possa colocar as atividades em prática com conforto e segurança! 

Assim, antes de começar, veja as dicas que a equipe de educadores físicos da ELASE preparou.

DICAS PARA APROVEITAR MELHOR OS TREINOS AO AR LIVRE NA ELASE

Não deixe para amanhã

Existem alguns estudiosos da mente humana que afirmam que são necessários 21 dias para que se criem novos hábitos, outros falam em oito semanas. Mesmo não havendo um consenso sobre o tempo, todos concordam que quanto antes se iniciarem os trabalhos de mudança, mais cedo os resultados irão aparecer. 

Por isso, quem deseja praticar atividades físicas para emagrecer, ganhar músculos ou para ter mais disposição deve começar já! 

Cuide dos músculos e das articulações com alongamentos e aquecimento

O alongamento e o aquecimento são importantes porque preparam músculos e articulações para o exercício físico mais intenso, melhorando o rendimento e reduzindo o risco de lesões. Já o alongamento no fim dos exercícios ajuda o corpo a entrar em repouso.

Tenha hábitos alimentares saudáveis

A alimentação anda de braços dados com os exercícios físicos na busca por um corpo mais saudável e por qualidade de vida.

Invista em alimentos frescos e leves, como frutas, verduras, legumes, ovos e carnes magras e evite o consumo de alimentos processados, com alto índice de açúcares e gorduras, e deixe as bebidas alcoólicas para ocasiões especiais.

É importante, também, variar os tipos de alimentos, enriquecendo o cardápio diário com diferentes opções de cada grupo alimentar. Uma boa dica para saber se a alimentação está diversificada é observar as cores dos alimentos: o ideal é ter alimentos de cinco cores diferentes nas principais refeições.

Proteja sua pele

Para atividades ao ar livre, é necessário aplicar – e reaplicar – protetor solar (FPS 30, no mínimo) em todo o corpo (principalmente no rosto). O protetor solar protege a pele dos raios nocivos UVA e UVB, reduzindo rugas e flacidez e diminuindo os riscos de desenvolver câncer de pele.

É necessário que o protetor solar seja à prova d’água, por causa do suor. Há inúmeras marcas próprias para a prática esportiva no mercado e vale a pena investir em um produto de melhor qualidade.

O protetor deve ser aplicado – na pele limpa – 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicado a cada duas horas. A quantidade é o equivalente a uma colher de chá para o rosto, pescoço e orelhas; a mesma quantidade para cada braço; o equivalente a duas colheres de chá para cada perna; e a mesma quantidade para tronco e dorso.

Mantenha-se bem hidratado

Quando praticamos exercícios, a perda hídrica é ainda maior do que quando nos exercitamos em locais fechados. O suor faz com que se perca água, mas também sais minerais, e essa perda pode ser bastante significativa, dependendo de fatores como temperatura, umidade do ar, intensidade dos exercícios e idade (pessoas mais velhas têm mais tendência a desidratar). 

Além de atrapalhar o desenvolvimento esportivo, a desidratação pode ser bastante perigosa, podendo causar confusão mental e desmaios, pois interfere no volume sanguíneo, nos batimentos cardíacos e na na transmissão de impulsos nervosos.

Quando há perda de 2% do líquido corporal, sentimos sede; já quando há perda de 4%, percebe-se redução da capacidade física, fazendo com que seja preciso mais esforço para obter o mesmo resultado.

Para se manter bem hidratado durante a prática de exercícios, beba meio litro de água pura duas horas do início da prática. Durante a atividade, é recomendada a ingestão de 150 ml a 300 ml a cada 15 minutos. Nas duas horas seguintes à prática, beba mais meio litro de água pura ou água de coco. 

Na ELASE, você pode escolher as diversas modalidades esportivas ao ar livre ou, simplesmente, utilizar a estrutura do clube para realizar caminhadas. Durante a pandemia, a ELASE vem mantendo alguns cuidados extras para aumentar a segurança de sócios, dependentes e funcionários. Informe-se na secretaria sobre as modalidades disponíveis e invista no seu bem-estar e na sua saúde!