Você já ouviu falar em circuito funcional? Modalidade que ativa o metabolismo e ajuda a perder peso está disponível na ELASE

Muita gente deseja praticar exercícios físicos, mas não se adaptam aos treinos convencionais de musculação, com atividades pré-definidas e aparelhos que não permitem tanta variação e execução de estímulos. As séries repetitivas dos treinamentos de musculação podem ser monótonas para muitas pessoas, que acabam se desmotivando e desistindo dos exercícios. Se você é uma dessas pessoas que precisam se sentir constantemente estimuladas e desafiadas, faça uma aula de circuito funcional na ELASE e se surpreenda!

O QUE É CIRCUITO FUNCIONAL?

O circuito funcional deriva do treinamento funcional, uma modalidade criada com base em movimentos simples, que não precisam, necessariamente, de aparelhos ou pesos, podendo ser feitos somente com o peso do corpo. Os movimentos de empurrar, agachar, correr, saltar, puxar e lançar são combinados na criação de exercícios aeróbicos, de estabilidade ou de força.

No circuito funcional – como o próprio nome diz -, os educadores físicos / professores criam um circuito por aula agrupando exercícios de acordo com a proposta do aluno ou do grupo, trabalhando o corpo de maneira global ou fortalecendo grupos musculares isolados. Tudo com foco na melhora da performance e na evolução constante, com o cuidado de prevenir lesões e desgastes desnecessários.

Nessa atividade, podem ser trabalhados grupos musculares que normalmente não são acionados em outras modalidades. Os exercícios que compõem os circuitos funcionais são multiarticulares e multiplanares. Desse modo, acionam funções para as quais o corpo humano foi feito, mas que acabaram sendo esquecidas (em alguns casos, causando até a atrofia de algumas estruturas) em função da redução de mobilidade no nosso dia a dia.

Assim, o circuito funcional pode servir também como reabilitação, para que o aluno se condicione fisicamente para praticar outros esportes, desenvolvendo coordenação motora, resistência, força e equilíbrio e aumentando a capacidade respiratória.

BENEFÍCIOS DO CIRCUITO FUNCIONAL

O circuito funcional trabalha todas as partes do corpo conjuntamente. Dependendo do objetivo da aula, podem ser realizados exercícios específicos. 

Para alunos que desejam ter mais saúde e, consequentemente, eliminar gordura e ganhar massa magra, os professores podem criar circuitos com exercícios variados, criando, assim, aulas mais dinâmicas e mantendo a motivação elevada.

O tempo de circuito é uma das vantagens citadas por quem já pratica essa modalidade. Os treinos costumam ter entre 30 e 60 minutos de duração, por isso são recomendados para quem não pode ou não quer passar muito tempo na academia.

Os treinos de 30 minutos são, geralmente, de alta intensidade, como o HIIT (treinamento intervalado de alta intensidade), que promovem excelentes ganhos biomotores. Segundo especialistas, o HIIT acelera o metabolismo de tal modo que o  corpo continua queimando gordura por até 48 horas.

A maior parte dos exercícios é executada com o peso do próprio corpo. No entanto, podem ser realizados com acessórios e até alguns equipamentos existentes no mercado, que abordaremos mais adiante.

Nos exercícios de força, são utilizados alguns princípios de calistenia, dispensando o uso de pesos e halteres. Isso permite que os circuitos sejam montados em qualquer espaço, inclusive ao ar livre.

Além desses, há outros benefícios do circuito funcional, como:

  • melhora do rendimento nos esportes;
  • alto gasto calórico, que ajuda no emagrecimento; 
  • aprimoramento físico (de resistência, força e coordenação motora) para as atividades cotidianas;
  • fortalecimento e resistência muscular;
  • melhora da flexibilidade, da agilidade e do equilíbrio;
  • melhora da postura;
  • melhora da capacidade cardiorrespiratória;
  • aumento da consciência corporal;
  • menor risco de lesões.

Assim como as demais atividades, as aulas de circuito funcional da ELASE são realizadas seguindo todos os protocolos de limpeza e de distanciamento, a fim de garantir a saúde e a segurança de todos durante a pandemia de covid-19. Para mais informações sobre as medidas adotadas e sobre as aulas de circuito funcional, procure a secretaria da ELASE.