Yoga traz benefícios à saúde física e mental

Mais que uma atividade física, a yoga é uma prática que traz inúmeros benefícios ao corpo e à mente – há, ainda, quem pratique yoga também como uma ferramenta para encontrar o equilíbrio espiritual. Trata-se de uma filosofia que surgiu na Índia há mais de cinco mil anos que tem como princípio básico a execução de posturas (ásanas) criadas para que as pessoas entrem em contato consigo mesmas, criando consciência corporal e psíquica. Em Florianópolis, é possível praticar yoga na ELASE, que oferece a modalidade para associados.

A prática da yoga deve ser consistente, principalmente durante os primeiros meses. É comum que os instrutores/professores passem uma sequência de ásanas durante a aula e indiquem que os alunos a pratiquem diariamente até a aula seguinte. Com a prática diária, é possível perceber mudanças no corpo – como mais flexibilidade – e na mente – como redução da ansiedade – em pouco tempo. Mas esses são apenas alguns benefícios da yoga. A seguir, listamos sete benefícios dessa prática.

SETE BENEFÍCIOS DA YOGA PARA QUEM QUER TER CORPO E MENTE EM EQUILÍBRIO

Melhora a flexibilidade

As posturas da yoga alongam o corpo gradativamente. Durante a prática, é possível perceber que, a cada ciclo de respiração, é possível ir um pouco mais longe. Com o tempo, você será capaz de realizar movimentos complexos.

O mais importante é que a yoga respeita os limites e o tempo de cada pessoa, sem cobranças de rendimento. Ou seja, você fará sua prática de acordo com a capacidade do seu corpo e, a cada aula, perceberá que seus limites serão ampliados. Gradualmente, a flexibilidade aumentará, assim como a resistência física e a consciência corporal.

Ajuda a manter o peso de maneira saudável

A prática regular da yoga (ao menos uma hora, três vezes na semana) ajuda a acelerar o metabolismo, aumentando o gasto calórico e promovendo a perda de peso.  

A yoga ajuda a diminuir a ansiedade, controlando, assim, a vontade de comer compulsivamente. Com isso, contribui para a redução das calorias ingeridas.

Melhora a postura

A consciência corporal conquistada pela prática da yoga é fundamental para a autocorreção postural. Por isso, a modalidade é recomendada para quem trabalha muitas horas sentado em frente ao computador ou para quem passa longos períodos em pé.

Diminui as dores no corpo

Com mais flexibilidade e percepção postural, é possível corrigir os vícios de postura e os movimentos que realizamos de maneira errada no dia a dia, contribuindo para a redução das dores musculares e articulares. Os ásanas ainda ajudam a aliviar a tensão e alongar a musculatura. 

Fortalece os ossos

Os movimentos realizados na prática da yoga ajudam a fortalecer os ossos, sendo especialmente indicados para prevenir a osteoporose e fraturas decorrentes de quedas. 

Por essa razão, yoga é recomendada, também, para idosos, mais vulneráveis a acidentes causados por falta de equilíbrio e perda de massa óssea e, consequentemente, os que mais sofrem fraturas graves. 

Melhora a capacidade cardiorrespiratória 

Além de alongar a musculatura torácica, a yoga trabalha com ciclos de respiração completa, enchendo os pulmões de ar ao máximo e esvaziando-o completamente. O controle respiratório (pranayama) é responsável pela melhora do condicionamento físico, da capacidade cardiorrespiratória, ajuda a controlar os batimentos cardíacos e a pressão arterial, reduzindo o risco de AVC e de infarto.

Reduz a ansiedade e o estresse, aumentando o bem-estar

Um dos princípios da yoga diz respeito ao estar presente. Isso significa que não devemos nos preocupar demasiadamente com o passado nem com o futuro. Mais que uma série de exercícios, a yoga ajuda na busca pelo equilíbrio da mente, fundamental para que tenhamos estabilidade emocional e força interior para enfrentar o dia a dia de maneira tranquila.

Em poucos meses de prática regular, é possível perceber o aumento da autoestima, da autoconfiança, do otimismo e do bem-estar; e a diminuição da ansiedade, da irritabilidade, da agressividade e do estresse.

O QUE É HATHA YOGA?

Ao longo dos anos, a yoga foi recebendo influências de mestres e praticantes, sendo que algumas linhas ou variações foram criadas, como a Hatha yoga, considerada a variação mais popular no Ocidente. A Hatha yoga se caracteriza por ser mais fácil de ser executada, pois é baseada na permanência por mais tempo em cada postura. Desse modo, o corpo se mantém mais estável e confortável, adequando-se a cada ásana durante os ciclos respiratórios. 

A Hatha yoga alia posturas, pranayamas (técnicas de respiração), mantras e meditação em todas as práticas, valorizando o alinhamento postural e o equilíbrio entre corpo e mente.

FAÇA HATHA YOGA NA ELASE

A ELASE oferece a modalidade Hatha yoga aos associados em horário matutino ou noturno:   

Segundas e quartas-feiras, das 20h45min às 21h45min

Terças e quintas-feiras, das 7h30min às 8h45min.