Verão na ELASE: Sede praia, na Barra da Lagoa, oferece diversão com segurança para toda a família

A Sede de Praia da ELASE, localizada na Barra da Lagoa (Florianópolis, SC), é uma área que traz opções para os associados e dependentes viverem momentos incríveis durante todo o ano, mas no verão o espaço se torna ainda mais especial. A Sede de Praia da ELASE possui um camping a poucos metros do mar e uma completa infraestrutura de lazer. Ao todo, são 42 mil m2 de área, com muito verde e pertinho da praia, numa combinação perfeita para quem quer relaxar. 

Além do camping, a sede oferece dois quiosques com churrasqueiras, com capacidade individual para 12 pessoas; o Salão Barra da Lagoa com capacidade para 80 pessoas; e dispõe, ainda, de estacionamento, campo de futebol e quadra de areia, vestiário e banheiro. 

Embora esteja do lado da praia, em um local sossegado e muito valorizado, a Sede de Praia da ELASE está a poucos minutos do “centrinho da Barra”, lugar com comércio variado, bares, restaurantes e opções para quem não abre mão de um agito.

Em função da pandemia de covid-19, a Sede de Praia está funcionando com algumas medidas restritivas. Confira o regimento interno provisório.

Por ser um local estratégico para quem deseja relaxar, há muitos pontos turísticos próximos à sede, perfeitos para um passeio. Confira alguns deles: 

CONHEÇA A BARRA DA LAGOA

Com areia fina e mar limpo, morno e calmo, perfeito para crianças e adultos, a Barra da Lagoa é uma das praias com melhor infraestrutura da Ilha de Santa Catarina e fica a 20 quilômetros de distância do Centro de Florianópolis. O bairro possui muitos restaurantes e bares, lojas e opções de lazer e ecoturismo, como aluguel de equipamentos para esportes náuticos, trilhas, cursos de mergulho etc.

“A Barra”, como é carinhosamente chamada pelos manezinhos, é reduto de pescadores e moradores nativos, que dão ao lugar uma simpática característica de vila. A cultura açoriana é bastante forte na região e é um dos pontos que mais atraem turistas brasileiros e estrangeiros durante todo o ano.

O canal da Barra da Lagoa liga as águas da belíssima Lagoa da Conceição com o Oceano Atlântico, e pode ser atravessado de barco ou pela ponte pênsil. Do outro lado, há uma trilha que leva a um vilarejo e às famosas “piscinas naturais” – formada no costão direito da praia quando a maré está baixa, permitindo mergulhos entre as pedras ou servindo como mirante para observar, da pedra gigante, a exuberante natureza do local.

Tombadas como Patrimônio Natural e Paisagístico, as dunas da Barra da Lagoa são uma área de 6,6 hectares de dunas fixas, onde é possível praticar sandboard.

À esquerda, a praia da Barra da Lagoa se une à praia do Moçambique, a mais extensa de Florianópolis. A praia do Moçambique é quase deserta, não possui construções na sua orla, por isso, é preferida por quem deseja sossego e por surfistas, que encontram lá boas condições para o esporte e pouca concorrência pelas ondas. No bairro do Rio Vermelho (vizinho à Barra da Lagoa, e onde se localiza a praia do Moçambique), há o Parque Florestal Estadual e alguns haras, que oferecem passeios a cavalos pelas dunas.

Os associados ELASE que gostam de pescar, ou praticam surfe ou outros esportes aquáticos, podem utilizar a infraestrutura de vestiários e banheiro como apoio à prática esportiva.

Leia mais: Vai acampar? Confira dez dicas para não passar trabalho no camping