Parque Aquático da ELASE: esporte e lazer para associados e dependentes

O Parque Aquático Wálmore Pereira Siqueira, da ELASE, é, sem dúvida, um dos lugares preferidos dos sócios e dependentes do clube. E, no verão, a procura pelas piscinas do clube aumentam. 

A variedade de piscinas e de atividades desenvolvidas no complexo, assim como os cuidados com a qualidade da água são diferenciais que fazem da ELASE uma referência da natação em Florianópolis.

Complexo possui diferentes tamanhos de piscinas

O Parque Aquático Wálmore Pereira Siqueira foi planejado para oferecer atividades para adultos e crianças, por isso possui piscina média (para hidroginástica e recreação), piscina semiolímpica, piscina para recreação e piscina para bebês. Elas possuem as seguintes características:

Piscina média (com aquecimento): Com dimensões de 12,5m largura x 12,5m comprimento x 1,63m, profundidade = 229,68 m³, temperatura mínima aceitável de 29 °C e tratamento de cloro granulado, nessa piscina são desenvolvidas as atividades de hidroginástica, adaptação às piscinas e natação adulto e infantil. Também atende aos associados que frequentam para recreação e lazer.

Piscina semiolímpica coberta (com aquecimento): Suas dimensões são 25m de comprimento x 12,5m de largura e 1,35m a 2,35m de profundidade = 578,12m³, e sua temperatura mínima é de 28 °C. Essa piscina recebe tratamento de cloro granulado e é composta por seis raias utilizadas para natação (nos horários das aulas, no mínimo três raias ficam disponíveis aos sócios que desejam praticar o esporte).

Piscina de recreação externa (sem aquecimento): Com uso exclusivo para o lazer, a piscina externa tem 4,90m de largura, maior profundidade de 1,80 m e menor profundidade de 1,20 m, com tratamento de água à base de cloro granulado. Seu projeto é moderno e conta com cortina d’água, passarela com iluminação em fibra ótica e LED e corrimão de inox com vidro temperado.

Piscina de recreação externa para bebês (sem aquecimento): Com tratamento de cloro granulado e temperatura ambiente, tem como medidas 4m de comprimento x 3m de largura e 20cm de profundidade, sendo indicada para a diversão de bebês e crianças de cerca de dois anos. Recomenda-se o uso de fralda específica durante a permanência na piscina. 

Além das piscinas, o Parque Aquático Wálmore Pereira Siqueira oferece estrutura completa com vestiários feminino e masculino e vestiário adaptado para pessoas com deficiência.

CUIDADOS COM RELAÇÃO À SEGURANÇA NA ÁREA DAS PISCINAS

A idade mínima para que crianças acessem e permaneçam sozinhas nas dependências do Parque Aquático da ELASE é de oito anos. Antes dessa idade, as crianças devem ser acompanhadas pelos pais ou responsáveis. 

O controle de entrada nas piscinas é biométrico e, nesse processo, é verificada a validade do exame médico do associado.

Dois funcionários ficam em vigilância constantemente, para coibir atividades / brincadeiras que possam significar risco aos demais usuários. Esses funcionários possuem cursos de primeiros-socorros e são capazes de realizar pequenos atendimentos emergenciais ou solicitar socorro adequado quando necessário.

A ELASE recomenda que os pais prestem atenção em seus filhos e que crianças pequenas e/ou que não saibam nadar façam uso de boias ou coletes salva-vidas durante a permanência nas piscinas.

Leia mais: Natação infantil: a ELASE, em Florianópolis oferece esse esporte, que traz inúmeros benefícios a crianças a partir de três anos

CUIDADOS COM RELAÇÃO AO COMBATE À COVID-19

O item 2 do Regimento Interno Provisório, de outubro de 2020, dispõe sobre as regras do uso das áreas das piscinas durante a vigência do protocolo de segurança e higiene em função da pandemia causada pelo coronavírus.

Segundo o Regimento:

– É obrigatória apresentação da carteira social, o registro digital estará indisponível;

– Será realizado controle de entrada e saída, exigido pela vigilância sanitária;

– Será necessário agendamento. O agendamento de horários será feito durante todo período de funcionamento da piscina através do telefone (48) 98469-1820, de forma a cumprir a exigência de capacidade máxima de 30% da instalação;

– É obrigatório uso da ducha externa;

– É obrigatório higienizar as mãos com álcool gel 70%, antes de tocar escadas e bordas da piscina;

– É obrigatório uso de chinelos;

– É obrigatório uso de toalhas, de utilização pessoal, durante a atividade;

– Será permitida a utilização de um associado por raia;

– Permanência máxima por 50 minutos;

– Utilização dos vestiários somente para troca de roupas molhadas por secas, respeitando-se o distanciamento entre pessoas;

– O associado deverá trazer de casa a água para consumo próprio;

– Após o término de cada utilização, serão higienizadas as escadas, bordas da piscina, torneiras, bacios e registros das duchas;

– Serão mantidas as portas abertas, para facilitar a ventilação do ambiente;

– O tratamento da água será feito com hipoclorito de cálcio 65% e controle do pH.

Horário de funcionamento

Segunda-feira, das 17h às 21h;

Terça-feira a sexta-feira, das 6h às 21h;

Sábado e domingo, das 8h às 18h.

 

Leia o Regimento Interno Provisório na íntegra. Clique aqui.