Fazer pausas regulares em meio à agitada rotina de trabalho é essencial não apenas para prevenir o estresse e promover a saúde, mas também para melhorar a produtividade.
A ideia de que trabalhar sem interrupções gera mais resultados é um mito. Pelo contrário, a falta de pausas pode levar à exaustão e à perda de rendimento.
A importância das pausas para a produtividade
De acordo com um estudo publicado pela Época Negócios, intervalos breves ao longo do dia ajudam a recarregar as energias, reduzir a fadiga mental e aumentar a capacidade de concentração.
A prática de pausar pode, inclusive, aumentar a capacidade de resolver problemas, como sugere uma pesquisa divulgada na CNN Brasil. Especialistas recomendam que, a cada 50 a 60 minutos de trabalho, seja feita uma pausa de 5 a 10 minutos, para que o cérebro descanse. Assim, processamos as informações e voltamos ao trabalho com uma nova perspectiva.
A importância das pausas para a saúde física e mental
Quando não paramos para descansar, o corpo e a mente acumulam tensões que podem se transformar em problemas mais graves, como dores musculares, cansaço crônico e estresse.
Um estudo publicado pela Capes revelou que pequenos intervalos ao longo do dia permitem que o cérebro “respire”, diminuindo os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Momentos de descanso ajudam a reduzir o risco de burnout, uma condição de exaustão extrema que afeta diretamente o bem-estar emociona
Como aproveitar os espaços da ELASE para suas pausas
Na ELASE, entendemos a importância das pausas. Por isso, oferecemos diversos espaços projetados para que você possa descansar e se reconectar com seu corpo e sua mente.
Entre eles, destacam-se a galeria de arte, um espaço cultural onde é possível apreciar exposições em um ambiente calmo e inspirador, e o Bar Sambaqui, ideal para relaxar, tomar um café e aproveitar momentos de descontração com amigos e colegas.
Além disso, os associados têm à disposição a sauna, onde o corpo pode se desintoxicar e relaxar profundamente. Outra opção é o cantinho da leitura e a praça da Jubinha. Espaços ao ar livre onde você pode descansar em contato com a natureza, usufruindo de uma pausa que te devolva a vitalidade.