Dicas

Atividade física e alimentação saudável: aliadas da qualidade de vida

Os médicos recomendam não apenas a realização de atividades físicas, mas também uma boa alimentação para ter a saúde em dia. No entanto, qual é a receita para se ter qualidade de vida? Primeiramente, o equilíbrio entre esporte e nutrição. Aliás, tudo que ingerimos se torna fonte de energia para a prática de exercícios, e é esta combinação que abordaremos a seguir.

Se você busca por qualidade de vida, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é realizar 50 minutos de exercícios semanais. Ser ativo ajuda a desempenhar melhor as funções durante o dia e, por isso, a ELASE tem cada vez mais promovido o bem estar através das atividades físicas. Por sinal, o clube oferece diversas modalidades em Florianópolis.

A IMPORTÂNCIA DA BOA ALIMENTAÇÃO NA ATIVIDADE FÍSICA

De antemão, apenas a prática de exercícios físicos, de forma isolada, não garante uma vida saudável. Assim, uma boa alimentação também se torna importante no processo. A ingestão de bons alimentos ajuda a armazenar e a repor os estoques de energia do corpo.

Ter o acompanhamento de um nutricionista é algo importante e pode aumentar o rendimento nos exercícios. Este profissional ajuda a equilibrar a quantidade de nutrientes que devem ser ingeridos antes ou depois da atividade física. Com uma nutrição correta, pode ocorrer a diminuição da fadiga. Além disso, a ingestão adequada de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais auxilia o corpo a desempenhar melhor na atividade física.

O QUE COMER ANTES DA ATIVIDADE FÍSICA?

Primordialmente, consuma alimentos ricos em carboidratos antes da atividade física. Em outras palavras, são eles que vão evitar a queima de massa muscular, a queda de rendimento e até a fadiga. O recomendado é ingerir os alimentos de uma a duas horas antes dos exercícios. Primeiramente, dê preferência aos alimentos integrais, pois fornecem energia por mais tempo.

Da mesma forma, alguns alimentos são como combustível para o corpo. Alguns são termogênicos naturais, como gengibre, canela, chá verde e café. Eles, por sinal, dão energia de forma rápida e aceleram o metabolismo. Confira a lista de alimentos pré-treino:

  • Arroz
  • Batatas ou aipim
  • Aveia
  • Granola
  • Massas
  • Pães
  • Bolachas
  • Torradas

O QUE COMER DEPOIS DA ATIVIDADE FÍSICA?

Acima de tudo, logo após a prática da atividade física, é importante repor o que foi gasto. O cardápio deve contar com carboidratos, que fornecem energia de forma rápida. Igualmente, fontes de proteínas servem para ajudar na regeneração dos músculos.

Para exemplificar: ingerir mamão, banana com aveia ou batata-doce após o treino é recomendado. O uso de suplementos, como whey protein, por exemplo, também pode ajudar na recuperação. No entanto, só utilize suplementações se tiver a recomendação de um nutricionista.

NÃO ESQUEÇA DE SE HIDRATAR

Antes de tudo, a hidratação atua como aliada da atividade física. Praticar exercícios faz com que o corpo perca água e outros minerais. Para evitar a desidratação durante a prática de atividades físicas, é recomendado tomar:

  • entre 400 e 500 ml de água mineral duas horas antes de iniciar os exercícios;
  • entre 50 e 100 ml de água mineral a cada 20 minutos de atividade;
  • cerca de 500 ml de água mineral na hora seguinte.

Por sinal, em esportes de alta intensidade ou longa duração, deve-se verificar a necessidade de aumentar a ingestão de minerais. Para estas práticas, é recomendado trocar a porção final de água por isotônico ou água de coco. Em alguns casos, assim como em maratonas ou partidas de tênis, isotônicos ou bebidas esportivas podem ser recomendadas.

5 BENEFÍCIOS DA HIDRATAÇÃO

A água é fundamental no funcionamento do organismo. Abaixo confira como a hidratação tem importância junto com a atividade física:

  • Regula a temperatura corporal
  • Ajuda a controlar a pressão sanguínea
  • Melhora o funcionamento do coração
  • Melhora a atividade renal e desintoxicação do corpo
  • Permite o processo digestivo

EXERCITE-SE

Quer começar a se exercitar e não sabe um local? Venha para a ELASE! O clube tem atividades para todos os gostos e idades. Ganhe qualidade de vida ao praticar uma modalidade na ELASE.

Faça contato com a secretaria do clube, seja pelo fone (48) 3234-5233 ou presencialmente, na Avenida César Seara, 560 – Florianópolis ou siga a @elasefloripa no Instagram.