Segurança na água: os cuidados com as piscinas da ELASE

Primeiramente, a ELASE possui um parque aquático com três piscinas. Todas elas, por sinal, recebem tratamentos para manter a higiene e a segurança. As piscinas da ELASE também são constantemente limpas, algo reforçado ainda mais na pandemia do novo coronavírus.

A prática da natação é recomendada por profissionais da saúde por diversos motivos. São muitos os benefícios que o esporte traz aos praticantes. Além da qualidade de vida, a natação ajuda a emagrecer e a melhorar o condicionamento físico.

As piscinas do Parque Aquático Wálmore Pereira Siqueira são seguras e estão à disposição para sócios e dependentes. Como as piscinas possuem aquecimento, ficam disponíveis o ano inteiro. Ainda assim, você tem dúvida se é recomendado nadar em meio à pandemia? Em seguida vamos responder esta questão.

Piscinas: é seguro fazer natação na pandemia?

Sim, a segurança faz parte dos protocolos da ELASE. A natação é um dos esportes mais completos e manter-se ativo ajuda também no sistema imunológico. Com medidas e controle do ingresso na área das piscinas, o Clube oferece segurança aos praticantes.

Nesse sentido, toda a área recebe higienização diferenciada para minimizar os riscos de transmissão. Só para exemplificar, além da verificação diária, toda semana as piscinas passam por aspiração e passagem de escovão no fundo, juntamente com a retrolavagem da areia dos filtros,  limpeza de pré-filtros, bordas, janelas, portas e do piso cerâmico da área interna e externa.

Do mesmo modo, medidas fora da piscina também ajudam a diminuir a chance de contaminação. A ELASE adota medidas preventivas como o uso obrigatório da ducha externa e o uso de calçados, um associado por raia e permanência máxima de 50 minutos, por exemplo. As portas são mantidas abertas para facilitar a ventilação do ambiente.

Tem como se contaminar pela água da piscina?

As piscinas da ELASE recebem tratamento com cloro granulado, que apresenta 65% de cloro ativo. Isto é, elimina algas e bactérias da água. Além disso, duas vezes ao dia o cloro e o PH da água passam por aferição dos profissionais do clube.

Com essas medidas, a água é capaz de inativar o novo coronavírus, tornando a chance de transmissão na piscina muito baixa. O cuidado com as áreas externas também foram aumentados. 

5 benefícios da natação

A natação é um dos esportes mais completos e ajuda a fortalecer os sistemas cardiovascular e respiratório. Além disso, também é recomendado para auxiliar pessoas que possuem asma. Abaixo confira cinco benefícios da natação:

  • Melhora a respiração do praticamente;
  • Faz bem para o funcionamento do coração;
  • Ideal para melhorar o condicionamento físico;
  • Não causa problemas com impactos nas articulações;
  • Aumenta a concentração.

As piscinas da ELASE

O Parque Aquático Wálmore Pereira Siqueira homenageia o primeiro presidente da ELASE e possui três piscinas. A piscina média possui aquecimento e tem 12,5m de largura por 12,5m de comprimento, com temperatura mínima de 29ºC para hidroginástica e recreação.

A piscina semiolímpica, com 25m de comprimento e 12,5m de largura, também possui aquecimento, com seis raias utilizadas para aulas de natação. Contudo, três raias ficam à disposição de associados e dependentes para praticar o esporte livremente.

Por outro lado, as piscinas de recreação ficam na área externa. Uma tem 4m de largura, com maior profundidade de 1,80m e menor profundidade de 1,20m. A outra, aliás, mede 4m de comprimento por 3m de largura e 20cm de profundidade, sendo indicada para a diversão de bebês e crianças de até dois anos.

Estrutura

Bem como as piscinas, a ELASE oferece estrutura completa com vestiários feminino, masculino e adaptado para portadores de necessidades especiais.

Horário de funcionamento

Segunda-feira: das 14h às 23h;

Terça a sexta-feira: das 6h às 23h;

Sábado, domingo e feriado: das 7h às 21h;

Fechada às segundas das 7h às 14h para higienização completa.