Saiba os direitos e deveres dos associados em um clube social esportivo

Primeiramente, os associados de um clube esportivo têm direito e deveres a respeitar. Existem modalidades diferentes para se tornar apto a fazer parte de uma entidade, e isto varia para cada clube. Na ELASE, por exemplo, há muitas vantagens ao se tornar um associado.

Assim, a seguir vamos detalhar alguns dos direitos e deveres para quem já faz parte de um clube esportivo ou deseja ingressar como associado. Basicamente, as regras para associados costumam ser muito parecidas entre os clubes, mas podem ter suas especificidades. Na ELASE, você encontra diversas modalidades para se vincular ao clube, e com preço convidativo.

Associados da ELASE

O associado da ELASE possui direitos e deveres, assim como em outros clubes esportivos.  O associado tem direito de participar das assembleias e utilizar todas as instalações. Ele pode praticar seu esporte preferido, seja futebol, tênis, natação sem pagar nada a mais, além da mensalidade. Se optar pelos diversos cursos oferecidos, ele paga o curso, além da mensalidade. Na sede de praia, é possível acampar por um valor inferior aos praticados por outros camping ou passar o dia, gratuitamente. O estacionamento tem um valor simbólico.

Quanto custa se associar

Dessa forma, primeiramente o associado da ELASE paga uma taxa de adesão e, depois, passa a se comprometer com as mensalidades. O benefício maior é que, com uma mensalidade não muito onerosa, a ELASE oferece atendimento com valores bem mais acessíveis. O associado tem muitas oportunidades esportivas, sociais, recreativas. O Clube ainda dispõe de prestação de serviços exercidos por parceiros, nas áreas de fisioterapia, podologia, odontologia, restaurantes, salão de beleza, lavagem de carros para toda a família. A taxa de adesão é em torno de aproximadamente duas vezes o valor da mensalidade, não importando a quantidade de dependentes legais.

O associado contribuinte da ELASE tem o direito de participar das assembleias, porém, ele não pode votar ou se candidatar aos cargos de presidente, vice-presidente ou membro dos conselhos deliberativo ou fiscal. No entanto, para se candidatar a um desses cargos ou votar, o associado contribuinte deverá equiparar-se a associado fundador, pagando uma joia equivalente a 50 vezes o valor da contribuição mensal. Nas eleições da ELASE, somente associados fundadores ou a eles equiparados e associados beneméritos podem votar e serem votados.

Como se associar à ELASE

Tem interesse em se associar à ELASE? O processo é simples e pode ser feito através do site ou indo até a sede do clube. Assim, você precisará preencher a ficha cadastral e apresentar os documentos pedidos. A sede da ELASE fica na Avenida César Seara, 560. O telefone é o 48 3234-5233.

Direitos dos associados da ELASE

Os associados das modalidades contribuintes, remidos, dependentes, atletas e acadêmicos têm os seguintes direitos:

  • Participar das Assembleias Gerais, podendo propor e discutir os assuntos a ela submetidos;
  • Participar das atividades promovidas pela ELASE e frequentar suas dependências, exceto quando estiverem locadas ou cedidas a terceiros;
  • Recorrer aos órgãos competentes do clube, de qualquer decisão que infrinja seus direitos estatutários.

Direitos de sócios de clubes esportivos

Assim como a ELASE, os associados de outros clubes precisam seguir algumas normas. Os direitos mais comuns são os seguintes:

  • Frequentar a Sede Social do Clube e suas dependências. Participar das reuniões sociais, esportivas e demais promoções;
  • Representar, por escrito, à Diretoria do Clube, contra qualquer ato lesivo aos seus direitos, aos interesses sociais ou infringentes do Estatuto.

·         Ao sócio que solicitar sua demissão, deverá fazê-lo por escrito à Diretoria. O pedido será apreciado no prazo de 10 dias da data de seu protocolo na secretaria do Clube.

  • Ao sócio demitido, caberá solicitação de reingresso em até 30 dias.

Deveres dos associados da ELASE

Antes de mais nada, deve-se respeitar o estatuto do clube esportivo. Por exemplo, o estatuto da ELASE possui sete capítulos e 45 artigos. É através dele que as normas são definidas e seguidas, com votação sobre o regimento por meio de assembleias. Confira alguns das normas:

  • Cooperar na integral realização dos objetivos do Clube;
  • Cumprir as disposições do presente Estatuto, do Regimento Interno e as resoluções da Diretoria;
  • Satisfazer, na forma e tempo devidos, todos os compromissos para com o Clube.
  • Contribuir mensalmente com importância destinada à manutenção das atividades.

Conheça a ELASE

A ELASE oferece diversas opções de lazer em Florianópolis. É possível realizar, no clube, desde aulas de inglês, violão, patinação, natação com piscina coberta e aquecida.

Os esportes e cursos fazem parte de uma das premissas do clube, que é proporcionar atividades de caráter social, recreativo e desportivo. Além disso, há espaço para festas, eventos e restaurantes. O clube fica localizado ao lado da Eletrosul, entre os bairros Pantanal e Carvoeira, bem próximo da UFSC.

A ELASE oferece variadas opções aos associados: são quadras de futebol, areia e piscina coberta aquecida. Dessa forma, o Parque Aquático Wálmore Pereira Siqueira possui três piscinas à disposição dos associados e dependentes. Além disso, o Complexo de Raquetes tem tudo para quem quer praticar tênis, padel e squash.

O Complexo Multiuso abriga a academia de musculação, com equipamentos de última geração. Além disso, tem patinação e aikidô no espaço. Já o Ginásio Telmo Thompson Flores recebe futsal e vôlei, logo na entrada da sede.