Certamente já passou pela sua cabeça colocar o filho, sobrinho ou o irmão para praticar esporte. Pois é na infância que o desenvolvimento possui maior facilidade de aprendizado. Nesse sentido, a decisão de iniciar uma modalidade nesta faixa etária pode impactar positivamente no resto da vida. Aliás, vamos falar a seguir sobre a importância do esporte na infância.
Por sinal, a skatista Raissa Leal serve como exemplo de como a prática esportiva traz resultados. Por outro lado, não se deve focar apenas em formar um atleta a partir da infância, mas alguém que reconheça a importância do esporte na vida.
Agora, quer saber mais sobre os benefícios do esporte na infância, assim como detalhes de modalidades na ELASE, siga a leitura conosco.
Quais os benefícios do esporte na infância
Antes de mais nada, praticar exercícios físicos faz bem para todas as idades. No entanto, a partir da infância fica possível desenvolver habilidades e até direcionar a criança para uma modalidade específica. Ou seja, talentos podem surgir a partir de um primeiro contato.
E como deve ser esse primeiro contato nos anos iniciais, entre quatro e seis anos? Em primeiro lugar, os profissionais levam mais em consideração a parte lúdica para auxiliar no desenvolvimento. Assim, a criança percebe que a modalidade também conta com diversão e passa a perceber melhor o corpo. Nessa fase ela melhora a coordenação motora através da corrida, saltos e também desenvolve o senso de coletividade.
Já no fim da infância, período da pré-adolescência, passa-se a entender melhor sobre todas as dinâmicas da modalidade. O esporte nesta fase ajuda também no relacionamento interpessoal e até em doenças hoje comuns para a idade, como obesidade e até mesmo a depressão.
Qual a idade ideal para começar uma atividade física?
Por sinal, a resposta da pergunta acima varia conforme a literatura da área. Há os que defendem o início da atividade esportiva a partir dos seis anos. Porém, isso não impede que a partir dos seis meses a criança já receba estímulos.
Só para exemplificar, a natação de bebês funciona como iniciação ao esporte na infância. Na ELASE tem o curso de Adaptação ao Meio Líquido para crianças entre três e cinco anos.
Assim, a idade ideal para começar uma atividade física vai depender da vontade dela e da disposição dos pais. Por sinal, forçar as crianças a praticar algo que elas não gostam ou não se identificam pode ser prejudicial no curto e no longo prazo.
3 benefícios do esporte na infância
Combate a obesidade infantil
De acordo com o Ministério da Saúde, uma em cada 10 crianças brasileiras com até 5 anos está acima do peso, em pesquisa divulgada no início de 2022. A prática esportiva ajuda a combater a obesidade infantil e todas as doenças que isso acarreta.
Ansiedade
Praticar esporte ajuda a criança a liberar endorfina, hormônio que dá a sensação de bem-estar e combate diretamente a ansiedade. Por sinal, estudos mostram que crianças ficaram mais ansiosas por causa do isolamento.
Habilidade e coordenação motora
A criança que faz esporte consegue ter melhor domínio do próprio corpo e coordenação motora. Ou seja, a motricidade fina também é aprimorada por meio das práticas esportivas. Aliás, a dança também entra com as suas características e ainda agrega o conhecimento de novos ritmos. Por sinal, há também na ELASE curso de dança para crianças.
Conheça as escolinhas da ELASE
Quer iniciar uma criança no esporte? O que não falta para você são opções na ELASE. O clube oferece diversos cursos e modalidades. Outro fator importante a ser considerado está na escolha de bons profissionais para a iniciação no esporte. Nesse sentido, fique tranquilo porque os professores da ELASE são capacitados para ajudar no desenvolvimento.
Antes de mais nada, as opções vão desde modalidades coletivas, como basquete, futsal, até as que se desenvolvem de forma individual, como patinação e judô.
Torne-se um associado da ELASE
Tem interesse em se associar à ELASE? Basta preencher a ficha cadastral e apresentar os documentos pedidos. A sede da ELASE fica na Avenida César Seara, 560. O telefone é o 48 3234-2986. Acompanhe também o Instagram e o Facebook do clube.