Veja 5 motivos para acampar e colocar a prática na rotina

Acampar é uma experiência de vida. Por isso, o número de adeptos cresce com as opções de camping que Florianópolis oferece. Aliás, Santa Catarina conta com diversos locais com estrutura completa para realizar um acampamento.

Por essa razão, listamos cinco motivos que podem fazer você acampar e colocar aquela velha ideia em prática. Se for a primeira vez, saiba que tem bastante coisa que você não pode esquecer. Agora, se já tiver experiência, a chance é de repetir a dose.

Por sinal, para quem busca ainda mais comodidade, a ELASE oferece uma ampla infraestrutura de camping na Barra da Lagoa. Mas calma, vamos explicar direitinho como funciona e garantir que vale a pena acampar.

Alternativa econômica para curtir com a família

Acampar, que no dicionário diz ser “estabelecer-se em campo; instalar-se, morar de maneira provisória sem muita estrutura”, vale para toda a família. Assim, há os que investem em grandes barracas, os que chegam com imponentes motorhomes e os que vão com uma barraca pequena em busca de uma experiência única. Aliás, acampar nunca é igual. Sempre tem algo novo para se viver.

Na parte financeira, o custo fica mais baixo do que qualquer hotel ou pousada. Só para exemplificar, ainda pode ser gratuito se o que você busca é contato com a natureza e pouca estrutura. Porém, se quiser segurança e comodidade, aí vale locar um espaço determinado nos campings e aproveitar.

Camping é diversão

Em família o camping fica mais divertido, até pela experiência diferente que oferece para crianças e jovens. Nesse sentido, acampar faz você entrar na comunidade e conhecer outras pessoas, novos lugares e perceber que às vezes não se precisa de muito para curtir bons momentos.

O camping também conta como opção para praticar esportes e aproximar ainda mais a família. Quem não se diverte com um carteado com os familiares numa mesa improvisada? Em casal, pode ser um programa romântico e de conexão entre os dois.

5 motivos para começar a acampar o quanto antes

Acredite, acampar vai fazer você mudar de opinião. Quem já acampa tem boas histórias para reforçar como os momentos no camping são para sempre. Agora, vamos listar aqui 5 motivos para começar a acampar o quanto antes. Confira:

1 – Contato com a natureza

Tudo começa com a escolha do local em que irá instalar a barraca, se o solo não conta com ondulações. Quem acampa tem a opção de ficar em locais dos mais variados, praia ou serra, mato ou deserto. Por exemplo, quem acampa em Florianópolis tem mais opções perto do mar para aproveitar. Só para exemplificar, pode-se fazer tudo isso e com um valor bem mais baixo e próximo a lugares maravilhosos como a Barra da Lagoa.

2 – Aproveitar a companhia

Como falamos acima, acampar garante a oportunidade de ficar mais próximo da família. São tarefas que podem ser feitas em conjunto, desde arrumar as malas até montar a barraca.

3 – Alívio no estresse

Em um ambiente tranquilo, com os pés no chão e com o sono da natureza, a sensação de relaxamento acontece. Além disso, dá para ouvir o som dos animais e dormir de forma mais tranquila.

4 – Respirar ar puro

Quem fica em meio às árvores tem o frescor do ar puro, além de sentir que a respiração fica diferente com os odores diferentes de quem vive nas cidades. Por sinal, há uma explicação científica de que o oxigênio libera serotonina no nosso cérebro e isso traz a sensação de felicidade.

5 – Praticar exercícios físicos

Sim, acampar e praticar exercícios são quase sinônimos. Para os aventureiros, realizar trilhas para achar o local de instalar a barraca já é um exercício. Para quem escolhe campings com mais estrutura, como o da ELASE, fica à disposição quadra de areia. Além disso, os esportes náuticos também são excelentes para praticar.

Camping da ELASE

Agora, escolher o local para acampar varia com o objetivo de cada um. Há diversas opções que podem ser encontradas através de busca na internet. No entanto, para quem deseja acampar em Florianópolis a ELASE tem uma dica: praia da Barra da Lagoa. Por sinal, a infraestrutura vai garantir para você um acampamento para guardar na memória.

O clube conta com uma área de camping completa. São 42 mil metros quadrados de área com muito verde, árvores e espaços perfeitos para a instalação de redes. Ah, e tudo isso a poucos metros do mar da Barra da Lagoa. O local ainda oferece dois quiosques com churrasqueiras e um salão para festas e confraternizações. Além disso, tem vestiário e banheiro.

Parte do terreno pertencente à Sede de Praia está locado para o Projeto Tamar, que preserva e cuida de tartarugas. Aliás, o local é aberto para visitação e excelente local para passeio com a família.

No site do Projeto Tamar poderão ser obtidas informações gerais sobre o projeto.

Dicas para acampar

  • Sempre observe a previsão do tempo;
  • Leve repelente e lanterna;
  • Leve sacos plásticos para recolher o lixo. Jamais deixe lixo na natureza ou no camping;
  • Escolha uma barraca que possa abrigar o número de pessoas que estarão com você para evitar o aperto. Importante: ela precisa ser impermeável para evitar problemas em caso de chuva;
  • Leve canivete “mil e uma utilidades” ou uma pequena caixa de ferramentas;
  • Faça um kit de primeiros-socorros antes de sair de casa com: soro fisiológico; solução antisséptica para feridas; curativos;
  • Não se esqueça de levar lonas plásticas para colocar embaixo da barraca;
  • Leve saco de dormir ou colchões próprios para barracas.

Antes de se dirigir ao Camping, procure ler com atenção o Regimento Interno das instalações (item 10) e divirta-se!