Conheça a importância das atividades complementares para as crianças

A educação é uma das prioridades na infância e adolescência. Neste sentido, a família tem papel fundamental no desenvolvimento das potencialidades das crianças. Assim, as atividades complementares auxiliam no gosto pelo estudo e na descoberta do conhecimento.

Aliás, você sabe o que é o termo atividade complementar? Chama-se também de atividade extracurricular, que não está dentro do que a escola coloca no currículo obrigatório. Porém, ela serve para que os alunos avancem em outras áreas.

Quer conhecer um pouco mais sobre a importância dela para as crianças? Além disso, sabia que a ELASE também oferece cursos extracurriculares para os associados? Então fique conosco, continue a leitura e veja que o seu filho pode hoje mesmo iniciar um novo curso.

Além da sala de aula

Antes de mais nada, a Associação Brasileira de Psicopedagogia reforça a importância das atividades complementares. São elas que auxiliam na formação e enriquecem o desenvolvimento das crianças na fase escolar. Nesse sentido, o jovem que realiza as atividades reforça a formação em outras áreas do conhecimento e estimula também o cérebro.

A atividade física também tem papel importante, por isso também faz parte das atividades complementares. Aulas de natação, judô, futebol e outras entram nessa lista. No entanto, há outras atividades também que podem entrar na rotina das crianças fora do horário de aula. Por exemplo, aulas de teatro auxiliam no conhecimento corporal, na interpretação de texto e emocional.

Porém, uma das atividades complementares mais procuradas têm relação direta com o futuro: as aulas de idiomas. Seja ele qual for, para a criança em formação atua como uma excelente forma de desenvolvimento cognitivo e cultural. Sem dúvida, aprender um novo idioma na infância tem impacto no resto da vida.

Como escolher a atividade ideal para o seu filho?

À princípio parece ser simples encontrar a atividade complementar ideal, mas uma busca criteriosa ajuda a evitar roubadas. Aliás, pesquise o local e também informações importantes como: idade mínima, horários disponíveis, distância de casa e também o interesse da criança. Assim, você não irá querer gastar dinheiro à toa, né?

As modalidades esportivas são bons exemplos para iniciar. Nesse sentido, a natação pode entrar na vida da criança antes mesmo de ela completar um ano de vida. Por outro lado, algumas vão demandar uma idade mais elevada. Outro fator que deve ser considerado na escolha está na demanda de atividades da criança. Uma agenda cheia de atividades além da escola pode ter um efeito contrário, como o desinteresse através do cansaço. Sim, isso pode afetar a saúde emocional do seu filho.

Conheça as atividades complementares disponíveis na ELASE

Só para exemplificar, a ELASE oferece diversas atividades complementares para os associados e dependentes. Tem desde atividades físicas, com as escolinhas de vôlei, futebol, artes marciais, dança, até outras voltadas para a educação.

Inglês

A ELASE oferece aulas de inglês com a professora Ione Bahls, que tem 20 anos de experiência em escolas de idiomas. Ione também traz em seu currículo viagens de intercâmbio e Work Experience.

Por sinal, a metodologia preza pela conversação para que os alunos tenham maior desenvoltura ao falar inglês. As aulas acontecem em grupo e, no caso das crianças e adolescentes, há um contato direto com a família para feedbacks sobre a evolução do aluno nas aulas. O valor da mensalidade está disponível no ambiente do curso no site da ELASE e a inscrição é na secretaria do clube.

Segunda-Feira

  • 10h às 11h – Kids entre 5 a 8 anos

Terça e Quinta-feira

  • 8h30min às 9h15min – Básico pre – teen
  • 9h15 às 10h – Intermediário teens/adults
  • 10h às 10h50min – Iniciantes teens/adults
  • 13h30min às 14h15min – Básico pre – teen
  • 14h15min às 15h – Intermediário teens/adults
  • 15h às 15h50min – Kids entre 7 e 10 anos

Aula de música

Juntamente com o inglês, a música promove experiências e crescimento artístico, psíquico e social das crianças. Entre os benefícios que a aula de música oferece, destacam-se: foco, capacidade de concentração, criatividade, melhora na leitura e na memória, desenvolvimento linguístico, melhora da expressão corporal e da coordenação motora. Além disso, alivia o estresse e ajuda a fazer amigos.

As aulas de Música na ELASE são ministradas em parceria com a Escola Roberto Ceccato, no piso intermediário do Complexo de Raquetes. O valor da mensalidade está disponível no ambiente do curso no site da ELASE. Informações sobre horários devem ser obtidas diretamente com a Escola Roberto Ceccato (48) 99954-4318. Inscrição na secretaria do Clube.

Sports Kids

O Sports Kids oferece um conjunto de atividades complementares para as crianças, como jogos recreativos, atividades artísticas e brincadeiras coletivas. Também é oferecido apoio pedagógico para as crianças entre 4 a 10 anos de idade. As aulas e atividades são ministradas em diversas instalações da ELASE.