Saiba tudo sobre a musculação na terceira idade

Antes de mais nada, você já está careca de saber que exercício físico e qualidade de vida caminham lado a lado. Porém, sabia que a musculação na terceira idade também funciona como alternativa para ajudar na longevidade? Sim, pois os benefícios são muitos ao entrar na academia.

Seja pela questão da saúde física ou saúde mental, a musculação cai muito bem na terceira idade. No entanto, vale sempre procurar um médico antes de iniciar os treinos e buscar uma academia de qualidade. O acompanhamento de um profissional da medicina e da educação física ajuda a evitar lesões e a prolongar a jornada.

Quer conhecer mais benefícios da musculação na terceira idade? Pois vamos listar sete para você se convencer de que não tem idade para ir para a academia. E se você mora em Florianópolis, a academia da ELASE possui uma ampla estrutura e excelentes profissionais para auxiliá-lo.

Conheça 7 benefícios da musculação na terceira idade

A musculação na terceira idade precisa de acompanhamento profissional, assim você garante saúde e bem-estar. Por isso, listamos sete benefícios para quem ainda não treina conhecer mais sobre a musculação. Para quem já faz, serve para observar e confirmar como as mudanças são reais. Confira a seguir 7 benefícios da musculação na terceira idade.

  • 1 – Aumento da longevidade, bem-estar e melhora da autoestima;
  • 2 – Perda de peso e melhora do condicionamento físico;
  • 3 – Melhora do equilíbrio, o que ajuda a reduzir quedas;
  • 4 – Combate à sarcopenia, perda muscular associada ao envelhecimento e prevenção e tratamento de doenças musculoesqueléticas (tendinites, tendinoses, artrites, artroses);
  • 5 – Melhora do sistema imunológico;
  • 6 – Alívio das dores;
  • 7 – Maior oportunidade de socialização, troca de experiências e novos amigos

Em entrevista ao site Eu Atleta, o médico geriatra e clínico geral Rodrigo Buksman fala da importância da musculação na terceira idade. Além de citar os benefícios, ele destaca os ganhos da prática para os idosos.

“A musculação nesse cenário, além de ajudar a preservar a independência funcional, está relacionada a um conceito bastante debatido no meio científico: a compressão de morbidade. Quando falamos sobre longevidade, não se trata apenas de viver mais, precisamos viver mais com qualidade! Ou seja, sem morbidades (doenças, incapacidades). Desse modo, “comprimir as morbidades” por meio da atividade física permite que possamos alcançar nosso limite de idade aproveitando a vida ao máximo”, explica o geriatra.

Cuidados e precauções na musculação

De antemão, a recomendação é procurar um médico geriatra para avaliar as condições físicas. Após a liberação, uma academia com estrutura completa e bons profissionais também precisa estar no seu radar. Aliás, não começa a musculação por conta própria, pois isso traz riscos diretos para você.

Por exemplo, os treinos precisam da supervisão de um profissional da educação física para evitar lesões. Além disso, a qualidade da execução do movimento vale mais do que grandes cargas.

O médico geriatra Rodrigo Buksman também avalia como fundamental que o praticante passe por um check up. “As doenças pré-existentes e o grau de robustez versus a fragilidade individual determinam a modalidade e intensidade dos exercícios, assim como as restrições dos mesmos”, explica.

Alguns cuidados precisam ser tomados pelos praticantes. Antes de treinar deve-se realizar alongamentos. Eles são fundamentais para preparar o corpo para os exercícios, dessa forma diminui o risco de lesões e aumenta a flexibilidade. Alongue antes e depois do treino. Não pule o aquecimento, ele é importante para o seu treino. Fique atento ao aparelho para evitar acidentes, não coloque peso demais. Leve água e hidrate-se.

6 melhores exercícios de musculação na terceira idade

Os exercícios são prescritos pelos profissionais da educação física conforme a condição de cada aluno. Na musculação na terceira idade, alguns exercícios são indicados para todas as faixas etárias, até pela facilidade na execução dos movimentos.

A recomendação inicial é de praticar a musculação três vezes na semana, com duas séries de cada exercício entre 10 e 15 repetições cada.

  • 1 – Agachamento livre no banco
  • 2 – Supino na máquina
  • 3 – Cadeira abdutora
  • 4 – Puxada supinada pulley
  • 5 – Remada pegada neutra na máquina
  • 6 – Abdominal reto na máquina

Academia da ELASE

A academia da ELASE conta com uma ótima estrutura para quem quer começar a treinar musculação na terceira idade.

Os associados da ELASE possuem exclusividade na academia e com um valor bem abaixo do mercado, disponível no ambiente curso dentro do site da ELASE. Veja a seguir o cronograma da academia:

Horários da academia

  • Segunda a sexta-feira: das 7h às 23h
  • Sábado: das 9h às 13h

Faça parte da ELASE

Para se tornar um associado basta preencher a ficha cadastral e apresentar os documentos pedidos. A sede da ELASE fica na Avenida César Seara, 560. Os telefones são (48)3234-2986/ 3234-2089 / 3233-5370.