Explorando a importância da ética no esporte e o conceito de fair play

Embora possa ser traduzido simplesmente como “jogo limpo”, o fair play transcende o idioma, representando na essência o que significa ser um atleta e competir levando a ética no esporte como propósito. Envolve não apenas a aderência às regras, mas também a promoção de um ambiente em que o respeito pelo adversário e a busca pela excelência convergem harmoniosamente.

O fair play é um conceito que prima pela conduta ética no esporte acima de tudo. A expressão nasceu durante as primeiras Olimpíadas da Era Moderna, em 1896, Foi o Barão de Coubertin, o organizador dos Jogos, quem imortalizou a frase “Não pode haver jogo sem fair play. O principal objetivo da vida não é a vitória, mas a luta”.  É o famoso “o importante é competir”, mas com destaque para a ética e a integridade.

Mas o que significa ética no esporte? É a luta contra a fraude, doping, violência, desigualdade de oportunidades, corrupção e a favor da ajuda mútua, o respeito, a consideração e a equidade.

O papel das federações e ligas na promoção da ética no esporte

À medida que o esporte se transformou em uma arena global, as responsabilidades das federações e ligas aumentaram exponencialmente. Isto é, a preservação dos valores da ética no esporte é tarefa das organizações esportivas, que devem garantir que regras justas sejam aplicadas, que o doping seja combatido vigorosamente e que os princípios de fair play sejam mantidos em todos os níveis de competição.

A FIFA, organização mundial responsável pelo futebol, dá muita importância à ética no esporte, com direito a um famoso lema: My Game is Fair Play, que significa “o meu jogo é o fair play”, e uma premiação dedicada ao fair play, dedicada a reconhecer o comportamento exemplar no futebol em todo o mundo.

Uma curiosidade interessante é que o fair play não é um item presente nas regras do futebol. Trata-se de um acordo implícito, uma lei de conduta surgida de um pacto de esportividade, e assim é em vários outros esportes.

Estimulando a ética no esporte desde cedo: papel de pais, treinadores e mentores

Aqueles que fazem parte do desenvolvimento desde o começo moldam muitas vezes os heróis nas quadras e campos: pais, treinadores e mentores. Em outras palavras, eles têm a capacidade de incutir nos jovens atletas os valores da ética no esporte, ensinando que o fair play é essencial para um grande atleta.

Os pais também podem ser esse exemplo de integridade, demonstrando a importância do respeito pelo adversário e de seguir as regras dentro e fora da prática esportiva. Os treinadores, com seu papel de orientadores, têm a oportunidade de educar os atletas sobre o verdadeiro significado do fair play e como ele se traduz em todas as facetas da vida, ensinando que o importante é competir, respeitar os adversários, saber perder e manter a ética sempre como um fundamento.

Leia também: A importância do apoio familiar no desenvolvimento esportivo das crianças

Aplicando o fair play além do jogo

Quando falamos em fair play, lembramos da ética no esporte, mas a verdade é que esse conceito se tornou tão popular, que é hoje mundialmente reconhecido como um dos princípios básicos dos direitos humanos, mesmo quando não tem absolutamente nada relacionado a uma modalidade esportiva.

A verdade é que o fair play não é restrito às linhas do campo (ou da quadra, da piscina, enfim!). Ele também é presente nas interações do cotidiano. Aprendemos com o esporte a valorizar a honestidade e a cortesia, independentemente da situação. No dia a dia, o fair play pode ser traduzido como respeito mútuo, e ele pode ser aplicado em momentos como:

  • Informar quando o valor cobrado foi menor do que o devido ao pagar uma conta;
  • Devolver os pertences de alguém que esqueceu ou deixou cair e você viu;
  • Não estacionar o carro em vagas preferenciais se você não se enquadra;
  • Ceder seu lugar no transporte coletivo para pessoas que têm necessidade;
  • Parabenizar o concorrente que venceu algo que você também queria.

O fair play não é um ponto de chegada, mas sim uma jornada contínua pautada pela ética no esporte como valor. O esporte oferece um espaço onde a ética pode florescer, onde o respeito pelo adversário pode superar a busca pela vitória a qualquer custo. Celebramos tanto o caráter e a conduta justa quanto as medalhas, e é importantíssimo fomentar essa essência nos atletas desde cedo.

Leia também: Conheça cinco dicas para se tornar um atleta profissional

ELASE: Compromisso com a ética no esporte

Na ELASE, valorizamos não apenas a competição, mas também o respeito, a integridade e a camaradagem em cada partida.

Ao se associar à ELASE, você se torna parte de uma comunidade que abraça esses valores e os promove em todas as atividades esportivas. Junte-se a nós para vivenciar o esporte da maneira mais genuína e enriquecedora.

Não perca a oportunidade de fazer parte da ELASE e fazer a diferença no mundo do esporte. Associe-se hoje e comece sua jornada conosco!