A importância do apoio familiar no desenvolvimento esportivo das crianças

O apoio familiar desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, fornecendo uma base sólida para o crescimento físico, emocional e social de jovens atletas. Quando os pais ou responsáveis se envolvem ativamente nas práticas esportivas de seus filhos, proporcionam um ambiente seguro, encorajador e positivo que favorece o desenvolvimento integral da criança, indo muito além da prática esportiva em si.

Quando há apoio familiar na prática esportiva dos filhos, a prática fica ainda mais vantajosa e vai ajudar a desenvolver habilidades como autoestima, motivação, autonomia e habilidades de convívio social, como respeito, empatia e relacionamento interpessoal.

Como oferecer apoio familiar sem pressionar?

O apoio familiar é essencial para motivar as crianças a se envolverem em atividades esportivas e fazer com que se sintam confiantes para experimentar diferentes esportes e encontrar o preferido. É importante ressaltar esse detalhe, já que, em muitos casos, são os pais que escolhem o esporte que a criança vai praticar e não é raro acontecerem cobranças que fazem a criança se sentir tensa, frustrada ou pressionada. Essa situação é muito perigosa, pois pode levar a criança a desistir da prática ou dos esportes no geral.

Entre as práticas que os pais devem observar na hora de se envolver com a vida esportiva dos filhos, destacamos:

  • Respeitar o interesse e a escolha da criança por um esporte;
  • Acompanhar rotinas de treinamentos e competições de forma leve;
  • Encorajar a criança a não fazer mais do que ela se sente confortável;
  • Ensinar sobre as derrotas, nunca fazendo que seja motivo de vergonha;
  • Dar autonomia para a criança decidir se quer ou não participar de competições;
  • Controlar a rotina para o esporte não interferir na vida escolar;
  • Respeitar o tempo livre da criança.

Outras vantagens do apoio familiar para as crianças

Oferecer apoio familiar pode aumentar a autoestima da criança. Em suma, quando os pais demonstram interesse genuíno e reconhecem os esforços da criança, ela se sente mais confiante. Já existem estudos que comprovam que o suporte dos familiares está ligado ao aumento de confiança dos atletas e até mesmo à permanência na prática esportiva!

O ambiente esportivo é competitivo, mas oferece uma oportunidade única para a criança aprender valores importantes, como trabalho em equipe, respeito, disciplina e honestidade. O apoio familiar fortalece esses valores, incentivando a criança a aplicá-los não apenas no esporte, mas também em outras áreas da vida.

Frustrações e derrotas são acontecimentos comuns quando se pratica esportes, e esses são desafios que os pais podem transformar em oportunidades de aprendizado para as crianças. Em outras palavras, o apoio familiar nesses momentos é crucial para ajudar a criança a lidar com a frustração. Além disso, ela pode aprender com os erros e entender que o importante é dar o seu melhor.

Quando o assunto é saúde física, o apoio familiar também pode fazer a diferença! Esse incentivo permite que a criança mantenha uma rotina esportiva consistente. A prática regular de esportes desde cedo ajuda a criança a desenvolver hábitos saudáveis que podem durar por toda a vida.

Por fim, vale lembrar que o apoio familiar desempenha um papel central no fortalecimento emocional, na construção de valores e no estabelecimento de um vínculo afetivo entre pais e filhos. Quando a família se envolve de forma positiva, a criança se sente segura e confiante.

Traga os seus pequenos pra ELASE!

Você tem crianças em casa? Já pensou em encorajá-las a praticar algum esporte? Nossa dica é marcar um horário e trazer os pequenos para conhecerem a ELASE. O clube conta com diversas instalações para práticas esportivas diferentes, como judô,  muay thai, taekwondo, voleibol, adaptação ao meio líquido, natação, balé, jazz,  patinação, sports kids, yoga, tênis de campo, squash, pádel, beach tênis,  hidroginástica, basquete e futebol de salão. Sendo assim, aproveite o passeio para que as crianças conheçam os espaços e escolham um esporte para começar a praticar!

Por fim, se você e sua família ainda estão na dúvida, não deixem de seguir a ELASE nas redes sociais para acompanhar todas as novidades, conhecer melhor o clube e ficar por dentro de tudo que rola por aqui. Assim, vocês vão conhecendo o ambiente enquanto não começam a trazer as crianças para as aulas!

Leia também: Entenda os riscos do uso excessivo de celular para as crianças