Pausa nas atividades físicas: como nosso corpo reage

Em primeiro lugar, a prática de exercícios faz bem para o corpo, a mente e ajuda a manter a saúde em dia. Agora, o que acontece quando há uma pausa nas atividades físicas? Como o nosso corpo reage sem os estímulos que estava acostumado a receber? Pois é isto que vamos lhe mostrar a seguir.

Antes de mais nada, todo o esforço de meses de atividade física pode ir por água abaixo em pouco tempo. Além disso, há outros riscos que caminham junto com a ausência de exercícios. Nesse sentido, a saúde fica mais vulnerável e a perda dos resultados fica visível.

A pausa nas atividades físicas

Só para exemplificar, imagine um jogador de futebol em plena forma e correndo por 90 minutos. Agora, imagine que ele não treine por 30 dias e tente repetir a mesma performance. Não será possível. A pausa nas atividades físicas começam a ser sentidas em pouco tempo. Por exemplo, o corpo começa a ficar mais fraco a partir de 15 dias, com diminuição da resistência física e também dos músculos. Nesse sentido, os atletas de alto nível chegam a perder até 7% do seu desempenho.

Da mesma forma, a partir de 30 dias as perdas da pausa nas atividades físicas são maiores. O sistema circulatório passa por alterações e a frequência cardíaca pode sofrer aumento. Além disso, há maior dificuldade para ter controle na hora de contrair os músculos e o desempenho piora. Para quem caminha 30 minutos por dia, realizar a mesma prática após um longo período de pausa será difícil como se fosse a primeira vez.

Aliás, a pausa nas atividades físicas indicam para o nosso corpo que estamos ficando sedentários. Ele se acostuma a não queimar tantas calorias por não ser colocado para trabalhar, assim como o coração. A perda de força muscular fica acentuada e, geralmente, quem está em processo de emagrecimento perde a massa magra que tanto suou para conquistar e passa a reter gordura.

Como ficar em forma

Melhorar a força muscular e o condicionamento vascular é a primeira parte para ficar em forma. As atividades físicas auxiliam nesse processo ao provocar o “estresse” no nosso corpo através do esforço das atividades. Nosso organismo eleva os níveis de exigência e aos poucos vai se moldando.

Assim, seja qual prática esportiva você for fazer, o corpo vai entender que precisa de adequar às novas exigências. Por exemplo, na musculação alguns músculos ficam visivelmente alterados com poucas sessões de treinos devido ao estresse exigido.

Como retomar após a pausa nas atividades físicas

A ELASE oferece uma ampla estrutura para a prática de esportes para toda a família, com modalidades desde a infância até a terceira idade.

Nesse caso, você pode optar desde a caminhada até atividades mais intensas. Para quem busca atividade física e diversão, os esportes de raquete servem como excelente opção.

Para retomar as atividades, será necessário que você entenda o seu novo patamar físico. Ou seja, aceite o nível de condicionamento e não tenta voltar à mesma intensidade de quando parou. Por sinal, o risco de lesão aumenta se tentar fazer do mesmo modo antes da pausa nas atividades físicas.

Dicas para retomar os exercícios

Outra coisa, faça as atividades com carga menor de tempo e peso. Em caso de musculação, o recomendável é voltar com 10% a menos da carga que estava acostumado. Além disso, aumente o tempo de descanso entre os exercícios. Caso possa, recorra a um profissional da área para ter ainda mais segurança. Nesse sentido, não é demais lembrar cinco benefícios que as atividades físicas promovem:

  • Melhora o sono
  • Ajuda no emagrecimento e controle de peso
  • Diminui a pressão arterial
  • Melhora o controle das doenças cardiovasculares
  • Auxilia na circulação sanguínea

Leia também: Saiba como se livrar do sedentarismo

Faça parte da ELASE

Todo o processo para se tornar um associado da ELASE pode ser feito através do site, ou indo até a sede do Clube. Assim, você poderá preencher a ficha cadastral e apresentar os documentos pedidos. A sede da ELASE fica na Avenida César Seara, 560. Siga também o Instagram e o Facebook do clube.