Entenda os riscos do uso excessivo de celular para as crianças

O uso excessivo de celular é uma preocupação crescente nas famílias, principalmente quando se trata de crianças. Embora os dispositivos móveis possam trazer benefícios educacionais e de entretenimento, é essencial que os pais e responsáveis estejam cientes que também existem riscos.

A hiperconectividade, ou seja, o uso excessivo de tecnologia, é um dos grandes desafios da atualidade, já que dependemos de computadores, celulares e outros dispositivos para viver e nem sempre é simples limitar o tempo na frente das telas ou separar o que é lazer e o que é necessidade.

Riscos do uso excessivo de celular à saúde infantil

O uso excessivo de celular também está associado ao sedentarismo, pois as crianças passam menos tempo se envolvendo em atividades físicas. Isso aumenta o risco de obesidade infantil, problemas de saúde relacionados e complicações a longo prazo, como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

A exposição noturna à luz azul das telas pode afetar a produção de melatonina, um hormônio responsável pela regulação do sono. Como resultado, o uso excessivo de celular pode trazer dificuldades para adormecer e distúrbios do sono, o que afeta a qualidade de vida e o desempenho escolar das crianças.

As crianças podem ficar cada vez mais dependentes dos dispositivos móveis para se divertir, socializar ou aliviar o tédio. Esse comportamento de uso excessivo de celular pode prejudicar o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, além de causar dificuldades de autorregulação e autocontrole.

O uso excessivo de celular também está relacionado a problemas de saúde mental em crianças. Pesquisas indicam que o tempo excessivo gasto nas redes sociais e jogos online pode aumentar o risco de ansiedade, depressão, baixa autoestima e isolamento social. A exposição a conteúdos inapropriados ou prejudiciais na internet também pode impactar negativamente o bem-estar emocional das crianças.

O uso excessivo de celular pode prejudicar o desempenho escolar das crianças. Mesmo sendo uma boa ferramenta para pesquisa, a internet é uma fonte de distração constante, e a falta de concentração pode dificultar a absorção de informações e o cumprimento das tarefas escolares. Além disso, o tempo gasto em dispositivos móveis pode substituir atividades importantes, como leitura, estudo e interação com colegas e professores.

Como prevenir o uso excessivo de celular pelas crianças?

Agora que você já está ciente dos principais problemas que o uso excessivo de celular pode ocasionar na saúde das crianças, é importante agir na fonte do problema. Isso significa estabelecer limites saudáveis para o uso dos aparelhos, sem proibições ou regras muito rígidas, que podem acabar fazendo as crianças acessarem a internet escondidas para evitar punições, por exemplo.

Ao adotar essas medidas, os pais e responsáveis podem ajudar a minimizar os riscos do uso excessivo de celular e promover um estilo de vida saudável e equilibrado para suas crianças. É importante lembrar que o uso da tecnologia deve ser uma ferramenta complementar, não substituta, para experiências e atividades essenciais ao desenvolvimento infantil

No quesito exposição às telas, o indicado é manter o mínimo de tempo possível, quanto mais nova for a criança. Sendo assim, bebês devem ser minimamente expostos aos dispositivos, crianças de 6 a 10 anos não devem passar de 2 horas diárias e adolescentes entre 11 e 18 anos devem ter o limite de 3 horas. À primeira vista pode parecer muito difícil, mas essa limitação do uso excessivo de celular deve vir acompanhada de estímulos a outras atividades:

  • Incentivar o equilíbrio entre o uso de tecnologia e outras atividades, como leitura, arte, música e interação social presencial;
  • Criar uma rotina de estímulo ao convívio familiar e com outras pessoas, como amigos, colegas e professores;
  • Incluir passeios ao ar livre na rotina de lazer da família, frequentando parques e clubes;
  • Incentivar a prática de esportes como lazer, substituindo ou reduzindo os jogos virtuais;
  • Promover atividades ao ar livre, como esportes e brincadeiras;

Como os clubes esportivos podem ajudar nessa missão

Uma dica de ouro é a associação em clubes, que podem incluir todos os quesitos acima em um só lugar. Dessa forma, os pais podem deixar as crianças para praticar esportes, fazer amigos e ter momentos de lazer ao ar livre sem preocupações. Na ELASE as crianças encontram uma longa lista de esportes para aprender, praticar e se divertir, além de espaços de lazer para brincar livremente.

Não deixe de dar um pulo nas redes sociais da ELASE para ficar por dentro e conhecer tudo sobre o clube!

Leia também: Como escolher o esporte ideal para cada tipo de criança