Confira essas dicas de saúde para praticar exercícios no outono

O verão chegou ao fim, mas apesar das temperaturas amenas serem um bom incentivo para praticar esportes, muitas pessoas deixam de fazer exercícios no outono. Entretanto, hoje vamos provar para você que o outono é uma ótima estação para praticar exercícios físicos, especialmente ao ar livre! As temperaturas são mais agradáveis do que no verão, o que torna o exercício mais confortável, menos desafiador e mesmo nos dias mais frios, você se aquece e mantém a saúde e a imunidade lá no alto.

A prática de esportes é fundamental para manter a saúde física e mental em qualquer época do ano. Fazer exercícios no outono pode ajudar a aumentar a resistência do corpo, fortalecer os músculos e melhorar a saúde cardiovascular. A atividade física também pode ajudar a reduzir o estresse, a ansiedade e melhorar o humor. Quer mais motivos para começar hoje mesmo?

Fazer exercícios no outono pode aumentar a imunidade

Manter uma rotina de prática regular de esportes é fundamental para manter o corpo saudável e fortalecer o sistema imunológico. A frequência da atividade física ajuda a melhorar a circulação sanguínea, aumentar a capacidade pulmonar e melhorar a qualidade do sono. Além disso, ao praticar esportes, o corpo produz endorfina, hormônio que contribui para a sensação de bem-estar, além de reduzir o estresse e a ansiedade, o que também pode ter um impacto positivo na imunidade.

Durante o outono, as quedas de temperatura podem causar gripes, resfriados e alergias em muitas pessoas. Porém, mantendo o ritmo dos exercícios mesmo com a chegada da estação, o corpo se mantém forte e preparado para se proteger desses problemas tão comuns durante oscilações de temperatura.

Estudos mostram que a prática regular de atividades físicas pode ajudar a reduzir o risco de infecções respiratórias, como gripes e resfriados, além de reduzir a gravidade dos sintomas em caso de infecção. Isso ocorre porque o exercício físico contribui para o  aumento da produção de células imunológicas e anticorpos que combatem as infecções.

Dicas para quem quer praticar exercícios no outono

Antes de mais nada, encontre uma atividade que seja agradável e compatível com o seu nível de condicionamento físico e estilo de vida. Com o seu esporte escolhido, lembre-se que existem algumas coisas que você deve ter em mente ao praticar exercícios no outono para garantir que esteja se cuidando adequadamente:

Não esqueça da hidratação

Embora as temperaturas sejam mais amenas, você ainda precisa se manter hidratado durante a sua rotina de exercícios no outono. Mesmo que não esteja tão quente, você vai suar e precisa reabastecer o líquido que está perdendo. Lembre-se de beber água antes, durante e depois do exercício.

Vista-se adequadamente

É importante se vestir de maneira adequada para garantir que esteja confortável durante o exercício, mas também antes e depois dele. Camadas são essenciais, já que você pode se aquecer durante a prática, mas pode sentir frio ao encerrar. Não deixe de usar agasalhos para não se expor ao frio de maneira desnecessária ao terminar a sua sessão.

Faça aquecimento antes de começar

O aquecimento é importante antes de qualquer tipo de prática esportiva, independentemente da estação. Ao fazer exercícios no outono, o aquecimento é ainda mais importante porque com as temperaturas mais frias, os músculos podem levar mais tempo para aquecer. Começar a se exercitar com o corpo frio pode interferir no seu rendimento, além do risco de lesões.

Mantenha a rotina!

Manter uma rotina consistente de exercícios é importante para sua saúde geral e para alcançar seus objetivos de condicionamento físico. Defina um horário para se exercitar e transforme isso em um compromisso. Isso ajudará você a manter o hábito e, mesmo quando bater aquela preguiça, você lembrará de cumprir esse combinado com você mesmo.

Faça alongamento após o exercício

Fazer alongamentos após a prática de exercícios no outono é fundamental para evitar lesões e manter a flexibilidade muscular. As temperaturas mais baixas podem deixar os músculos mais tensos e suscetíveis a lesões. Fazer alongamentos depois do exercício também é essencial para relaxar e melhorar a circulação sanguínea.

Agora que você já sabe de todos os benefícios da prática de exercícios no outono, já pode escolher um esporte e colocar as dicas em prática! Agende uma visita e venha conhecer todas as instalações da ELASE!

Leia também: Como escolher o esporte ideal para cada tipo de criança