Como escolher o esporte ideal para cada tipo de criança

Toda criança deve ter direito ao lazer e o esporte serve como excelente opção. No entanto, muitos pais têm dúvida sobre como escolher o esporte ideal para cada tipo de criança. Sim, a escolha nem sempre é fácil, mas pode-se chegar a uma modalidade que ajude no desenvolvimento e respeite as características e personalidade das crianças.

Agora, existem formas para você identificar qual a melhor modalidade para a criança. São muitas as opções de esportes, que vão desde os individuais, coletivos e até os mentais,como o xadrez. No fim tudo se interliga e a criança que pratica esporte recebe mais estímulos.

Nesse sentido, veja a seguir algumas dicas para você identificar o esporte ideal de acordo com a personalidade do seu filho. Ainda, saiba da importância de ter uma vida ativa já na infância e as opções que a ELASE oferece para você matricular o seu filho. Confira!

Esporte ideal para movimentar o corpo desde cedo

Os estímulos esportivos podem ser a partir do nascimento. Isto mesmo, bebês que já engatinham podem ser motivados a pegar objetos, realizar movimentos de puxar, saltar, empurrar e exercitar todo o corpo. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), de zero a dois anos a criança deve ter incentivo para alguma atividade. No entanto, não será necessariamente um treino, mas estímulo por curtos períodos.

Já os bebês que andam podem soltar, pular, soltar e o próprio ato de brincar funciona como exercício. Nesse sentido, crianças de três a cinco anos já podem ter iniciação aos esportes propriamente ditos, como bicicleta, correr e modalidade com bola.

Segundo estudo da SBP, crianças e adolescentes entre seis e 19 anos precisam acumular pelo menos 60 minutos por dia de atividade física. Aliás, a intensidade vai de moderada a vigorosa, daquelas que aumentam a frequência cardiorrespiratória.

Como identificar o esporte ideal para o seu filho?

A afinidade da criança com o esporte e o gosto dela pela modalidade também tem que ser considerado. Aliás, forçá-la a praticar algo que ela não gosta tem um efeito muito ruim no longo prazo, por vezes chegando até à depressão. Assim, o esporte que ela virá a praticar precisa ser de acordo com a idade, as habilidades que a criança demonstra e também o interesse. Por exemplo, as mais agitadas devem procurar algo que gaste mais energia, como o futebol. Já as mais tranquilas podem optar por esportes individuais.

Os pais devem levar em conta também o local onde será realizado o esporte. Um clube com grande estrutura, a exemplo da ELASE, tem mais condições de fomentar o interesse da criança e do adolescente pela modalidade. Por sinal, as escolinhas são excelentes para iniciar, já que as aulas começam com o fundamento do esporte.

O que levar em conta antes de começar uma atividade

Além do interesse da criança e do local que será realizado, recomenda-se também uma avaliação médica. Sim, a criança ou adolescente precisa passar por uma check-up para ver se tem condições para praticar a modalidade sem correr riscos à saúde. Lesões e luxações são comuns em algumas modalidades, mas a avaliação busca por enfermidades não aparentes.

Dessa forma, precisa-se respeitar também os equipamentos de segurança que são exigidos. No caso do futebol, caneleiras e luvas de goleiro. Para patinação, as joelheiras, cotoveleiras e capacete. A segurança na prática esportiva tem que ser levada a sério pelos pais e jovens.

“Os locais para prática de esportes não devem ser improvisados ou inadequados, pois isso aumenta muito o risco de lesões. É importante conhecer as regras do esporte, fazer aquecimento adequado e evitar treinamentos excessivos para sua idade e capacidade”, reforça o médico ortopedista Bruno Takasaki Lee.

A ELASE é o lugar ideal para dar os primeiros passos

A ELASE conta com opções para crianças e adolescentes iniciarem no esporte. São modalidades para todas as idades e à disposição dos associados e dependentes. Além disso, a estrutura do clube garante segurança e a presença de profissionais qualificados para iniciar no esporte.

As opções vão desde modalidades coletivas, como basquete, futsal, até as que se desenvolvem de forma individual, como patinação e judô. Para os bebês, a ELASE conta com a adaptação ao meio líquido. Crianças de três a cinco anos têm contato com brincadeiras, jogos e atividades na piscina para depois migrarem para a natação, considerado um dos esportes mais completos que existe.

Veja os cursos à disposição de crianças e adolescentes para você matricular o seu filho na ELASE:

Associe-se

Faça parte da ELASE, oferece essa opção de vida para você e seus dependentes. O processo é simples, basta preencher a ficha cadastral e apresentar os documentos pedidos. A sede da ELASE fica na Avenida César Seara, 560. O telefone é o 48 3234-2986. Acompanhe também o Instagram e o Facebook do clube.