Vice-campeã do Ironman Brasil 2023 é associada da ELASE

A prova Ironman é um desafio que reúne atletas de todo o mundo em busca de superação. E agora, para a ELASE, a competição tem um significado especial: Mariana Borges de Andrade, vice-campeã do Ironman Brasil 2023, tem uma história incrível conectada com o clube, que faz parte da sua vida desde os 7 anos!

Considerada uma das competições mais exigentes do mundo, o Ironman testa os limites físicos e mentais dos participantes em três modalidades: natação, ciclismo e corrida. A natação é o primeiro desafio, com um percurso de 3,8 km em águas abertas. Em seguida, os competidores enfrentam o trajeto do ciclismo, percorrendo 180 km. Por fim, a corrida de 42km, que acontece em um percurso variado e leva à linha de chegada.

Top 3 no Ironman em Florianópolis

A 21ª edição do Ironman Brasil aconteceu em Jurerê no dia 28 de maio, e apesar de muita chuva e vento em Florianópolis, Mariana concluiu a maior prova de triathlon da América Latina com o tempo de 9h10min32s, entrando para o TOP 3 pela primeira vez em sua trajetória. A atleta de 36 anos começou no triathlon aos 15 anos, e desde então já completou 13 provas e voltou para a competição depois de dar um tempo para cuidar da saúde. Mais saudável, forte e focada que nunca, não tinha como não dar pódio!

O Ironman Brasil, que acontece em Florianópolis todo ano, é uma das etapas do circuito mundial do Ironman. O percurso da prova é conhecido por sua beleza, mas com tempo ruim, pode se tornar um desafio ainda mais difícil. A natação ocorre na Praia dos Ingleses, com um trajeto em forma de retângulo. O ciclismo leva os competidores por diversas regiões da ilha, incluindo a Lagoa da Conceição, as praias do Sul da Ilha e o centro histórico. A maratona é realizada ao longo da Avenida Beira-Mar Norte.

Como a ELASE contribui para a evolução da atleta

São mais de 20 anos no esporte, e o início de Mariana é especial para nós. O motivo? Foi nas quadras da ELASE, aos 7 anos jogando tênis! A atleta morou perto do clube durante muitos anos, sendo vizinha, associada e frequentadora assídua. Há anos, Mariana usa a piscina da ELASE para treinar e também para dar aulas de natação. Segundo ela, uma das grandes vantagens de ter acesso a essa piscina é a flexibilidade de horários: a atleta consegue treinar no horário que quiser, ou sempre que der vontade.

Para se preparar para o Ironman Brasil, os competidores dedicam meses de treinamento intenso. Para Mariana, foram 7 meses que renderam o pódio e a classificação para a etapa mundial em Kona, no Havaí, que será em setembro de 2023. Porém, ela acredita que o Ironman é uma preparação de uma vida. Ela já tinha feito 10 provas em Florianópolis, o que ajudou a completar o percurso com maestria, reduzir o seu tempo e conquistar seu primeiro TOP 3 como atleta profissional.

O reconhecimento e prestígio do pódio do Ironman

Estar no pódio do Ironman significa estar entre os melhores atletas em uma competição de altíssimo nível e fazer um desempenho excepcional. Isso requer uma combinação de habilidades físicas e mentais, bem como uma preparação adequada e um treinamento intensivo, como Mariana conta que foram os últimos meses. Em resumo, este pódio é um reconhecimento da atleta como uma das melhores do mundo na categoria!

Além disso, estar no pódio do Ironman também rende reconhecimento e prestígio tanto para a atleta, quanto para sua equipe de apoio, como Mariana faz questão em evidenciar. Segundo ela, o acompanhamento da equipe multidisciplinar é um diferencial na sua carreira.

Concluir o Ironman Brasil é uma conquista extraordinária. É um teste de resiliência, determinação e perseverança. Agora, já treinando para a prova de setembro, Mariana comemora a classificação que é a realização de um sonho, e projeta ter um bom desempenho nas 3 modalidades e curtir muito a experiência de estar na meca do triathlon.

Prepare-se para suas competições na ELASE

Deu vontade de começar a treinar por aí? Vem pra ELASE! Se você quer saber mais, é só seguir a gente nas redes sociais. Acompanhe pelo Instagram, Facebook e se inscreva para receber nossa newsletter e saber de todas as novidades em primeira mão!