Conheça 5 benefícios da Yoga

A Yoga tornou-se uma das atividades mais completas para o corpo e a mente. Aliás, a prática já mostrou trazer inúmeros benefícios para seus entusiastas. Além de oferecer muitos ganhos para o corpo e para a mente, todas as idades possuem condições de realizar ao menos uma de suas várias modalidades.

A Yoga possui diversas formas de ser praticada. Na ELASE, por exemplo, a Hatta Yoga, um dos cursos oferecidos pelo clube, é uma das formas mais conhecidas de realizar a prática no Ocidente.

Por sinal, em tempos de pandemia e estresse, conhecer e iniciar exercícios físicos foi o que muita gente fez.  Na Yoga, os ganhos na parte física e mental são visíveis em pouco tempo. A seguir, confira alguns benefícios de incluí-la na sua rotina.

O que é a Yoga

Primeiramente, a Yoga nasceu na Índia há mais de 5 mil anos. Ela busca acabar com as oscilações da mente através de exercícios respiratórios, melhora a postura e a meditação.

O corpo e a mente trabalham de forma conjunta e, por isso, quem se torna adepto logo percebe as mudanças físicas e do humor. Além disso, a prática promove inúmeras melhorias no cotidiano, o que vamos ver a seguir.

A importância da prática de Yoga

O estresse tornou-se uma doença dos tempos modernos e, através da Yoga, ele pode ser controlado. Ademais, o bem-estar físico e mental que a prática proporciona está ligado também ao autoconhecimento.

Especialistas recomendam a Yoga também para quem possui doenças crônicas. Hipertensos, por exemplo, conseguem controlar a pressão com a ajuda da modalidade. Além disso, coração e pulmões também acabam funcionando melhor por causa da prática e o sistema endócrino entra em equilíbrio, melhorando também a parte hormonal dos praticantes.

5 benefícios da Yoga

A Yoga tem caráter inclusivo e tem abertura para todos os públicos. Os movimentos iniciais são mais simples e com o tempo vão se aperfeiçoando. Confira alguns benefícios para começar a prática o quanto antes.

1 – Diminui o estresse

O relaxamento que a Yoga produz ajuda aliviar o estresse. Estudos já mostraram que ela diminui o aumento de cortisol, hormônio do estresse.

Assim, as pessoas que praticam os exercícios sob supervisão de um profissional conseguem perceber as alterações no sistema nervoso, tornando-se mais calmas e  positivas.

2 – Alivia a ansiedade

A ansiedade consegue ser controlada com a ajuda da Yoga por meio dos exercícios de respiração e meditação, por exemplo. O autocontrole que a prática oferece ajuda a diminuir esses sintomas de ansiedade. Os exercícios também ensinam sobre a busca do equilíbrio através da alimentação.

3 – Combate a depressão

A Yoga tem efeito antidepressivo por diminuir os níveis de cortisol, hormônio do estresse que também tem influência na serotonina, um dos gatilhos da depressão.

4 – Melhora o equilíbrio e a flexibilidade

Praticar a Yoga ajuda também no equilíbrio e na flexibilidade. Por causa das posturas nas aulas, quem faz yoga tem mais elasticidade e adquire mais força nos músculos.

Aliás, em pessoas mais velhas sente-se a diferença mais facilmente, mesmo que se pratique exercícios entre 15 e 30 minutos por dia.

5 – Melhora a respiração

Os exercícios de respiração feitos na Yoga ensinam a ter controle dos músculos respiratórios, trazendo a sensação de calma. Esses exercícios também são chamados de pranayamas. São três os fatores principais da respiração na Yoga: nutrir as células do corpo através da oxigenação do sangue, dominar a mente, as emoções, e controlar a energia vital do corpo.

O fato de controlar a oxigenação durante as posturas melhora também a parte cardiorrespiratória. Ao diminuir a tensão, a pressão também fica controlada nos hipertensos.

Faça Yoga na ELASE

Por sinal, a ELASE oferece a Yoga, entre os seus diversos cursos, para associados e dependentes. 

A Sattva tem como objetivo o estiramento da coluna e a abertura do quadril, tornando o método muito eficaz para aliviar e corrigir problemas crônicos na coluna. Nesse sentido, a prática tem um trabalho físico e energético intenso, capaz de propiciar um estado de equilíbrio e paz aos praticantes.

Contato

Para mais informações sobre a prática na ELASE você pode ligar para a secretaria do clube, no 48 3234-5233, ou enviar um e-mail para esportes@elase.com.br.