Atleta da ELASE, Maria Turchetto vence a primeira no tênis profissional

O tênis em Santa Catarina tem a ELASE como clube formador de atletas. Nesse sentido, a catarinense Maria Turchetto aparece no cenário como uma das promessas da modalidade no juvenil. Atleta do clube, a tenista tem motivos de sobra para comemorar sobre a temporada 2021.

Aos 17 anos, Maria Turchetto conquistou a primeira vitória como tenista profissional. A representante da ELASE começou no esporte aos oito anos, em 2013. Assim, há quatro anos passou a integrar a Escola Guga FR Tennis BR no clube e teve um salto na carreira.

O tênis é um dos esportes que a ELASE oferece aos associados e possui uma estrutura de dar inveja. Conheça um pouco mais da trajetória da tenista Maria Turchetto e de como a modalidade é tratada no clube.

O começo de Maria Turchetto

A tenista Maria Turchetto iniciou na categoria aos oito anos, em 2013. Desde 2017 ela faz parte da Escola Guga FR Tennis BR, na ELASE. Assim, no clube ela tem vencido torneios e melhorando o jogo desde a base até agora.

Em primeiro lugar, o ano mágico da atleta no amador foi em 2019. Ela conquistou o Estadual Feminino 16 anos quando tinha 15. Aliás, Maria passou o ano inteiro sem perder um único set. Em segundo lugar, os primeiros pontos conquistados no ranking juvenil mundial foram na Copa Guga daquele ano.

Porém, 2021 tem sido de grandes resultados para a tenista catarinense. Maria Turchetto disputou cinco finais de torneios da categoria juvenil. Só para exemplificar, até a primeira vitória como profissional Maria Turchetto estava embalada. No juvenil, ela emplacou 19 vitórias consecutivas até chegar ao torneio em Curitiba. Ela conquistou os títulos em Blumenau, Londrina, Curitiba e Salvador e havia ficado com o vice em uma competição em Gaspar.

A primeira vitória profissional

Aliás, Maria Turchuetto recém havia vencido mais um torneio juvenil quando estreou no profissional em Curitiba. Ela foi convidada para disputar a Copa Feminina de Tênis no fim de novembro. Logo na estreia veio o triunfo para somar pontos no ranking da WTA (Women’s Tennis Association).

Contra Julia Klomovicz, 18 anos, a atleta da ELASE venceu por 7/5 e 6/2. Antes de mais nada, ela precisa somar 10 pontos em torneios profissionais para subir no ranking da WTA.

Como a ELASE forma atletas

Talvez você não saiba, mas a ELASE tem um trabalho diferenciado para a formação de atletas. Afinal, exemplos não faltam para comprovar os feitos. Por exemplo, basta ver o desempenho da própria Maria Turchetto ou da jogadora de vôlei Dani Cechetto, que iniciou sua carreira nas escolinhas do Clube, ou do jogador de futebol Rhuan Zanotto.

O acompanhamento profissional tem sido um diferencial na formação de atletas. Com profissionais capacitados e amplo espaço físico, o desenvolvimento acontece de forma natural. Nesse sentido, são levadas em conta todas as valências para se formar o atleta, como físico e mental.

Além disso, o atleta deve ter também disciplina. Mesmo que não tenha os fundamentos da modalidade, o foco deve ser em melhorar e conhecer melhor o próprio corpo e as regras. Nesse sentido, já listamos aqui no blog 5 dicas para se tornar um atleta profissional. Entre elas está a importância do trabalho em equipe, seja no esporte individual ou coletivo. A Olimpíada de Tóquio foi um grande exemplo disso.

Estrutura do tênis na ELASE

A ELASE conta com o Complexo de Raquetes como área destinada exclusivamente ao tênis. No local são desenvolvidos projetos individuais ou em grupo, assim como a Escola Guga FR Tennis BR. Dessa forma, são quadras de saibro, rápida, beach tennis, padel e squash à disposição.

Tanto associados como público em geral podem fazer o uso das quadras. Aliás, há uma quadra coberta e um elevador disponível no Complexo de Raquetes.

Quadras de tênis na ELASE

  • 3 quadras cobertas de saibro
  • 3 quadras rápidas descobertas
  • 5 quadras de squash
  • 1 quadra de padel
  • 1 quadra de beach tênis

A Escola Guga FR Tennis BR tem escolinha para quem vai praticar por hobby ou para se tornar profissional. A princípio as aulas são ministradas a partir dos três anos e não tem limite. Todos os profissionais possuem qualificação para as aulas no clube.

Escolinha Guga – para crianças de 3 a 10 anos;

Escola Juvenil – para adolescentes de 11 a 18 anos;

Escola Adultos – para atletas com mais de 18 anos.

Alguns nomes da nova geração do tênis fazem parte da Escola Guga FR Tennis BR. O jovem Enzo Prediger tem conquistado títulos no tênis, como fez em novembro no Rio Grande do Sul. Entre os mais experientes, Nelson Germann foi vice-campeão brasileiro nas duplas e simples na categoria 65 anos no Brasileiro Seniors, em Itajaí.

Treine na ELASE

A ELASE oferece diversas modalidades esportivas e profissionais experientes para auxiliá-lo a se tornar um atleta. Entre em contato com a secretaria do clube pelo telefone (48) 3234-5233 ou vá até a sede, na Avenida César Seara, 560, ao lado da UFSC.