Escolinha de futsal ELASE: entretenimento e saúde para os seus filhos

Com saltos, corridas e passes rápidos e curtos, o futsal é um jogo dinâmico e exige agilidade e criatividade dos jogadores. Na ELASE, o futsal é um dos esportes preferidos das crianças e dos adolescentes, que podem participar da escolinha de futsal se divertindo e cuidando da saúde ao mesmo tempo.

As aulas estão organizadas de acordo com a idade e são ministradas pelos professores Rafael Luiz Schaidt e Miguel Eduardo Rabeba, no ginásio multiuso da ELASE.

Você conhece os benefícios do futsal?

Além de entretenimento e integração entre os alunos, a prática deste esporte combate o sedentarismo, estimula o emagrecimento e alivia os sintomas da ansiedade. Gostou? A seguir, conheça outros pontos positivos para a saúde dos praticantes.

Melhora o humor

A liberação hormonal, da endorfina e da serotonina, por exemplo, é capaz de reduzir o estresse e a ansiedade, auxiliando ainda a qualidade do sono e o humor.

Previne o sedentarismo

Como envolve muita corrida, o futsal é uma atividade aeróbica que estimula a circulação sanguínea. Se praticado com regularidade, previne problemas relacionados ao sedentarismo e problemas cardíacos.

Estimula o raciocínio

Durante o jogo, na elaboração de estratégias para ocupar o espaço da quadra, o futsal é capaz de auxiliar o desenvolvimento do raciocínio dos jogadores.

Auxilia a emagrecer

Este esporte acelera o metabolismo, exigindo alta demanda energética e elevado gasto calórico, auxiliando na redução do peso.

Fortalece ossos e articulações

Considerado uma modalidade de impacto, estimula o corpo a diminuir a perda do cálcio, fortalecendo os ossos dos membros inferiores.

Trabalha a massa muscular

Diversos grupos musculares são trabalhados neste esporte, principalmente os membros inferiores. Os praticantes ganham força e massa muscular.

Exercita a coordenação motora

Com vários deslocamentos em uma quadra pequena, melhora a coordenação motora dos praticantes, que precisam ter flexibilidade e equilíbrio durante as aulas.

Ajuda a socializar

Como todo esporte coletivo, auxilia a socialização, por meio da diversão, ensinando disciplina e respeito.

Primeiros chutes: iniciação para meninas e meninos

Na ELASE, as crianças que querem aprender os fundamentos básicos do futsal concorrem às vagas da “Iniciação ao treinamento”. Criado há 15 anos, o curso quer formar talentos e revelar atletas para as categorias competitivas do clube.

A intenção é estimular o desejo infantil de jogar bola. Assim, o esporte é apresentado de forma lúdica, por meio de brincadeiras e a alegria e a diversão fazem parte da prática nos primeiros anos.

Os pequenos, entre 3 e 10 anos, vão aprender sobre defesa, passe, chute, finalização, noções de regras e arbitragem, posicionamento em quadra e companheirismo. As aulas ainda incluem um trabalho específico para candidatos a goleiro.

Para o coordenador do curso, o professor Miguel Eduardo Rabeba, o esporte na infância não deve ensinar apenas os gestos desportivos, o foco é o desenvolvimento humano, a evolução da consciência e a introdução de uma cultura de lazer esportivo e cidadania: “A infância é um período de construção da personalidade, momento para perceber as habilidades e desenvolver capacidades de atuação, nos esportes e na vida”, destaca o professor Rabeba.

Para participar, os interessados devem agendar uma aula experimental. Os alunos com habilidade podem ser chamados para integrar as equipes representativas do clube.

Agende-se

As aulas de futsal são destinadas a associados e dependentes e acontecem no Ginásio Telmo Thompson Flores da ELASE. O valor da mensalidade é de R$ 75.

Horários: 

Masculino

Às segundas e quartas-feiras

Professor Miguel Eduardo Rabeba

6 anos – 11h às 12h

7 e 8 anos – 10h às 11h

9 e 10 anos – 9h às 10h

Professor Rafael Luiz Schaidt

6 a 10 anos – 16h às 17h

11 a 15 anos – 17h às 18h

 

Feminino

Às sextas-feiras

Professor Miguel Eduardo Rabeba

8 a 12 anos – 18h às 19h

 

Aos sábados

Masculino

3 e 4 anos – 8h30m às 9h15m

5 e 6 anos – 9h15m às 10h15m

7 e 8 anos – 10h15m às 11h15m

9 e 10 anos – 11h15m às 12h15m

 

Feminino

5 a 10 anos – 12h15m às 13h15m

Se o seu filho adora futsal e tem vontade de aprender sobre as técnicas, venha para a ELASE e desfrute do melhor treinamento do esporte em Florianópolis!