Complexo de Raquetes da ELASE: conheça a estrutura oferecida pelo clube

Tênis, beach tênis, padel, squash… Não importa qual é o seu preferido, o Complexo de Raquetes da ELASE tem uma das estruturas mais completas e modernas para agradar todos os fãs dos esportes de raquetes da Grande Florianópolis. 

Inaugurado em 2016, o Complexo de Raquetes da ELASE possui 13 quadras no total. Seis delas são específicas para a prática de tênis – três cobertas, com piso de saibro, e outras três descobertas, com piso rápido – e cinco para squash. As demais são voltadas para beach tênis e padel, com uma quadra para cada esporte.

O Complexo de Raquetes da ELASE funciona todos os dias, das 7h às 23h e, nos feriados, das 7h às 21h. As quadras podem ser utilizadas para jogos e também para treinos, sejam os atletas associados ou não. Para isso, no entanto, basta reservar com antecedência na secretaria do clube ou por telefone e pagar a taxa de uso, para o caso dos não associados. Professores e treinadores também podem utilizar o espaço para ministrar aulas, firmando um contrato de cessão com a ELASE.

Além disso, as quadras passam por constantes reformas e melhorias, de forma a proporcionar a melhor experiência aos atletas. A última delas ocorreu no fim de 2020 e remodelou as quadras de tênis, adentrando em 2021. Na ocasião, as quadras receberam reforço na pintura e na demarcação de linhas e tiveram as fissuras reparadas. Além disso, todos os refletores também foram substituídos por lâmpadas de led.

Diferentes tipos de quadra para diferentes estilos de jogos

Para quem não sabe, os diferentes tipos de quadras de tênis podem afetar a velocidade e o giro da bola e também a capacidade de movimento do jogador. Por isso, a ELASE aposta na diversidade para aprimorar os treinos e também para agradar aos diferentes gostos dos praticantes. O Complexo de Raquetes, portanto, oferece dois dos tipos de quadras mais comuns no tênis: o saibro e o piso rápido.

As quadras de saibro costumam ter a cor avermelhada e serem formadas com pó de tijolo ou pó de pedra. Este tipo de piso absorve a força da bola quando ela quica, fazendo-a perder velocidade, mas saltar mais alto. O torneio de saibro mais famoso do mundo é Roland Garros, que ocorre na França.

Já as quadras de piso rápido, ou quadras duras, são feitas de concreto ou asfalto. Neste piso, a bola salta de forma rápida e alta, fazendo-a ter um balanço mais previsível e deixando o jogo mais acelerado. Entre os torneios mais famosos jogados em quadras duras estão o US Open, nos Estados Unidos, e o Australian Open, na Austrália.

Aulas da escolinha Guga são oferecidas no Complexo de Raquetes da ELASE

O Complexo de Raquetes da ELASE atende todos os tipos de atletas, desde aqueles que gostar de jogar com amigos, por diversão, até aqueles que treinam para participar de competições ou, simplesmente, querem aprimorar suas técnicas no esporte.

No caso destes treinamentos, a ELASE oferece aulas sociais e cursos intensivos com profissionais qualificados. Para isso, o clube mantém parceria com as empresas Mental Tennis e FR Tennis BR já há alguns anos. Mas a grande novidade para 2021 são as aulas de tênis oferecidas por meio da Escola Guga Tênis, uma das maiores do país e de iniciativa do premiado tenista Gustavo Kuerten.

A ELASE, portanto, oferece três modalidades diferentes de aulas para esportes de raquetes. São elas:

  • Escolinha Guga – para crianças de 3 a 10 anos;
  • Escola Juvenil – para adolescentes de 11 a 18 anos;
  • Escola Adultos – para atletas com mais de 18 anos.

As aulas do Complexo de Raquetes da ELASE são oferecidas somente a associados de forma individual ou em grupo. Para se inscrever, basta procurar a secretaria do clube para obter mais informações.