Atletas da ELASE: da formação à profissionalização no cenário esportivo

Em meados de 2020, o ex-tenista Pat Cash, campeão do Torneio de Wimbledon de 1987, convidou o catarinense Lucca Nesi para aperfeiçoar os treinos em sua própria academia em Londres. Lucca tinha 15 anos quando se mudou para a capital do Reino Unido. Ao longo do mesmo ano, o jogador Mateus Bender foi transferido para a equipe de vôlei do Sesi SP e  Gabriel Mendes para o time do Flamengo, ambos para disputarem a Superliga de Vôlei. Já no fim do mesmo 2020, Bernardo Adam Tozzo Alfredo foi convocado para a seleção brasileira de voleibol sub-19, mais ou menos na mesma época que a equipe sub-12 de futebol de salão conquistou a Copa Palhoça de Futsal. Já o tenista Nelson German tinha mais de 65 anos quando alcançou o título internacional de campeão do Torneio International Senior e a 1ª colocação no ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis. É muito fácil de perceber como os atletas da ELASE vêm ultrapassando as fronteiras do Estado e sendo reconhecidos em todo o mundo. E estes são apenas alguns exemplos.

Sub-10, adultos em geral e idosos com mais de 65 anos. No tênis, no tênis de mesa, no voleibol, no vôlei de praia e no futsal. Não importa a idade, nem o esporte: a ELASE possui tradição na formação e desenvolvimento de atletas de todas as categorias. Somente em 2020, mais de 100 atletas ou grupo de atletas tiveram destaque nas competições que disputaram. Em 2021, já são quase 20 títulos somados apenas nos dois primeiros meses do ano. 

Resultados assim não vêm por acaso. Por trás de cada medalha e de cada pódium, tem muito treino, muita dedicação, muito foco e muito sacrifício. Mas é isso que faz da ELASE uma referência no cenário desportivo de Santa Catarina. São todas essas conquistas que reforçam, cada vez mais, a excelência do clube no treinamento e desenvolvimento dos seus atletas. 

Afinal, sempre há alguém se destacando no cenário esportivo, ganhando alguma competição ou sendo convocado para seleções estaduais ou nacionais da sua modalidade. 

Como são os treinos dos atletas da ELASE

Duas questões precisam ser levadas em consideração por aqueles que pretendem se dedicar e se destacar em um esporte: a aptidão para a prática do desporto escolhido e o treinamento regular e adequado. 

Os treinamentos dos atletas da ELASE seguem à risca esses parâmetros. A rotina de aulas costuma respeitar o nível de desenvolvimento técnico, atlético, desportivo e de idade de cada um. Assim, quanto mais desenvolvida a pessoa estiver, maior será o volume e a intensidade do treino, com aumento proporcional. 

Além disso, a ampliação nos treinos táticos também pode acontecer de acordo com o calendário de competições. Dentro do período que antecede o evento, os treinadores adequam a melhor maneira de fazer com que os atletas da ELASE consigam atingir a performance técnica, tática e física ideal. Portanto, quanto mais distante estiver a competição, maior será o volume de treinos técnicos. E maior será o aumento da intensidade dos treinos na reta final de preparação com a aproximação da data.

A ELASE, no entanto, não se limita somente aos treinamentos de performance. O clube também dispõe de professores especializados em outras modalidades, como natação, basquete e judô, por exemplo, para ajudar na formação e orientação de pessoas em qualquer nível de rendimento. 

Então, se você tem interesse em aprender ou se desenvolver em um esporte, não deixe de fazer parte dos grupos de atletas da ELASE! Venha experimentar os nossos treinos e conhecer as nossas instalações!