Alimentos que garantem mais energia para o corpo

Para funcionar corretamente, o corpo humano precisa de combustível, que são as calorias adquiridas por meio da alimentação. São os alimentos que garantem mais energia para que as funções do organismo sejam realizadas da melhor maneira, sem desperdício de nutrientes. 

[Leia mais: Acordar cedo faz bem para a saúde?]

Na escola, aprendemos que os alimentos são classificados são classificados em:

Energéticos, que são que fornecem energia e disposição para realizarmos as tarefas do dia a dia. Os alimentos energéticos são os carboidratos, presentes principalmente em cereais, que devem ser consumidos – de preferência – na versão integral, pois fornecem mais fibras, aumentando a saciedade e melhorando o funcionamento do intestino;

Reguladores, ricos em vitaminas e sais minerais, são os alimentos responsáveis por regular as funções do organismo e manter o sistema imunológico forte para combater micro-organismos causadores de doenças. Esses alimentos são as frutas, os legumes e as verduras.

Construtores, que são fontes de proteínas e ajudam na construção, crescimento e restabelecimento de tecidos, ossos, pele e outras partes do corpo. São exemplos de alimentos construtores as carnes, o leite e derivados.

Se você anda sentindo um cansaço extremo e falta de ânimo para realizar as atividades diárias, deve, primeiramente, investir em alimentos energéticos. Em seguida, cuidar do equilíbrio da alimentação, tendo a atenção de ingerir alimentos das três classes em todas as refeições. Além disso, é preciso manter o corpo sempre hidratado, pois a água é responsável pelo transporte de nutrientes através do corpo até as células. 

Outro ponto importante é observar que há alimentos “ladrões de energia”. Ou seja, que diminuem a disposição pois demandam muito esforço do organismo para serem digeridos. São eles:

  • doces
  • frituras
  • carboidratos simples (como pães brancos)
  • produtos ultraprocessados (ricos em corantes, conservantes e outros aditivos)
  • bebidas alcoólicas

O ideal é deixar o consumo desses “ladrões” para um dia da semana ou para ocasiões especiais.

 

7 ALIMENTOS QUE GARANTEM MAIS ENERGIA NO DIA A DIA

 

Banana: Rica em potássio, um mineral importante para reduzir a fadiga muscular e o cansaço, pois ajuda a regularizar os níveis de água no organismo.

Ovo: A proteína presente nos ovos (albumina) possui alto valor nutritivo e ajuda a transportar os nutrientes pelo sangue.

Castanhas:  Consideradas alimentos superenergéticos, em função dos altos níveis de ácidos graxos essenciais (como o ômega-3), que não são produzidos pelo corpo, por isso devem ser adquiridos pela alimentação. O ideal é que sejam consumidas com moderação, pois são bastante calóricas.

Sementes e grãos: Muitas sementes e grãos, como a linhaça e a semente de girassol, são ricos em ácidos graxos, vitaminas do complexo B, ferro e outros nutrientes que são absorvidos e transformados em energia.

Alho: ​Uma fibra chamada inulina, presente no alho, ajuda a absorver o ferro e a melhorar a circulação sanguínea, assim, os nutrientes circulam pelo organismo mais facilmente, sobrando energia para desempenhar outras funções. 

Espinafre: Não é à toa que Popeye fica forte depois de comer espinafre. A folha é rica em ferro, magnésio, potássio, vitamina K, vitaminas do complexo B, que favorecem a digestão e o funcionamento muscular, melhorando as funções do organismo.

Chocolate: Além do efeito da serotonina (que dá sensação de felicidade quando ingerimos um chocolate), esse alimento – nas versões com alto índice de cacau – são ricos em ferro, potássio, magnésio, vitamina A, E, B1 e B2, que fortalecem o corpo e produzem energia.

Com algumas mudanças na alimentação e a adoção de hábitos mais saudáveis, como a prática de atividades físicas e uma boa noite de sono, fica mais fácil encarar a rotina e ainda ter ânimo para se divertir!