Carnaval em Florianópolis é na Elase

Embora o Carnaval de rua do Brasil venha crescendo a cada ano em todas as cidades, há sempre os que preferem aproveitar a folia nos moldes clássicos dos salões de clubes e de sociedades recreativas. O Carnaval em Florianópolis tem como opção a Elase, que conta com o Baile Verde e Branco. A melhor maneira de manter a tradição para quem quer curtir a festa de Momo com muita animação e segurança. 

 

HISTÓRIA CARNAVAL DE SALÃO NO BRASIL

Engana-se quem pensa que o Carnaval brasileiro teve origem no samba! Entretanto, o ritmo foi incorporado à festa que veio para o País no século 19. Porém, ele seguia os moldes do Carnaval europeu, com seus bailes de máscaras e personagens clássicos como Pierrô, Arlequim e Colombina.

O primeiro baile realizado no Brasil aconteceu no Hotel Itália, na cidade do Rio de Janeiro, então capital País. Aconteceu por iniciativa de alguns imigrantes italianos – entre eles, os donos do hotel. A ideia era copiar os bailes de máscara realizados em Veneza. O sucesso foi tão grande que o evento passou a se repetir nos outros carnavais e logo se expandiu para diversos salões e até teatros na cidade e fora dela.

Nos primeiros anos as festas eram embaladas por orquestras que tocavam polcas, charleston, maxixe e até valsa. Somente em 1899, com o sucesso de “Ô, abre alas”, de Chiquinha Gonzaga, o ritmo oficial dos carnavais de salão passou a ser a marchinha. No início do século 20 o samba foi incorporado ao repertório da folia.

Nos salões surgiram os famosos e concorridos concursos de fantasia que, entre as décadas de 1950 e 1970 – principalmente – viveram seu auge. O grande folião dessa época foi Clóvis Bornay, que até hoje inspira carnavalescos dos quatro cantos do País. Os concursos são, também, marca registrada dos carnavais de salão. Em muitas cidades ainda são realizados e movimentam estilistas e costureiros durante meses.

 

Carnaval em Florianópolis: baile Verde e Branco na Elase

Em 2020, a ELASE terá duas grandes festas. Acontecerá o Baile Infantil, para dependentes dos associados (dia 23 de fevereiro, das 15h às 19h), e a 11ª edição do Baile Verde e Branco (dia 24 de fevereiro). Além disso, quem deseja fugir do agito pode contar com a estrutura de esporte e lazer da associação. O Parque Aquático, o Complexo de Raquetes e os parques para crianças estarão abertos durante o feriado.