Novidade na Elase: método Super Cérebro de ensino

A ELASE acredita que a felicidade, a saúde e a qualidade de vida plena somente são possíveis com o equilíbrio entre mente e corpo. Por isso, além de modalidades esportivas oferecidas aos associados e à comunidade, passa a oferecer as aulas do método Super Cérebro.

O programa desenvolve competências cognitivas por meio da resolução de operações matemáticas utilizando o Soroban, ábaco japonês. Esses exercícios estimulam o raciocínio lógico, o cálculo mental, a memorização, o foco e a concentração. O programa também favorece o desenvolvimento de competências socioemocionais. Entre elas, como liderança, sociabilidade, cooperativismo, estratégia, criatividade e pensamento lateral. Para isso, utiliza jogos de tabuleiro e desafios individuais que demandam criatividade e capacidade de trabalhar nos mais diferentes níveis de exigência.

 

COMO FUNCIONA A METODOLOGIA DE ENSINO SUPER CÉREBRO?

Trata-se de um método educacional desenvolvido com o conceito de academia. Os exercícios são propostos e realizados durante as aulas e visam estimular novas maneiras de articular o pensamento e o raciocínio lógico, além de treinar e fortalecer a cognição. O método é exclusivo e alia desenvolvimento mental e diversão. Para isso, faz uso de ferramentas pedagógicas, as quais permitem que os alunos desenvolvam diferentes inteligências, competências cognitivas e socioemocionais.

 

PARA QUEM É INDICADO O SUPER CÉREBRO? 

O método é indicado para crianças a partir dos cinco anos, adolescentes, adultos e idosos. Em cada idade, o desenvolvimento acontece de uma maneira.

Para as crianças, o Super Cérebro ajuda a terem mais foco e concentração, além de aumentar a capacidade de resolução de problemas. De forma lúdica, os pequenos as crianças desenvolvem as competências que constituem a cognição.

Para os adolescentes, o método é usado para desenvolver a atenção, a concentração e o cálculo mental, sendo especialmente interessante durante a preparação para vestibulares e para o Enem, pois ajuda a manter a concentração durante as provas e a resolver questões mais rapidamente. 

Já os adultos podem melhorar sua performance profissional com o uso do Super Cérebro, pois o método traz mais agilidade de raciocínio, melhora o pensamento criativo, ativa a memória e o raciocínio lógico aprimorado, e aumenta a capacidade de resolução de problemas.

Para os idosos, os benefícios são muitos. As atividades estimulam o cérebro, desenvolvendo a memória e a agilidade de raciocínio, além de melhorar a coordenação motora, promover a socialização, e aumentar a autoestima através da superação de desafios. Tudo isso contribui consideravelmente para o bem-estar e traz ganhos para a qualidade de vida.

 

COMO SÃO AS AULAS? 

As aulas do Super Cérebro têm duração de 100 minutos e podem ser feitas de uma a três vezes por semana. Na primeira metade da aula, os alunos trabalham individualmente com o Soroban, fazendo os cálculos propostos em uma apostila. Para isso, utilizam o ábaco japonês.  Na metade final, são propostas atividades em grupos, utilizando os jogos de tabuleiros e desafios – também em grupos ou individuais. 

Cada aluno avança de acordo com seu ritmo, o acompanhamento é individual, e as atividades são registradas pelo professor e ficam disponíveis online. Cada turma tem no máximo 25 alunos, que contam com o acompanhamento de um professor e um auxiliar. 

 

Para mais informações sobre o Super Cérebro, consulte a secretaria da ELASE!