Dicas

Pratique exercícios físicos no outono: vantagens para o seu corpo

Se você fugiu das atividades físicas durante o verão. Ou se usou as férias como desculpa para o sedentarismo, é hora de começar a fazer algo pela sua saúde. Por isso, que tal aproveitar para fazer exercícios físicos no outono e iniciar uma prática esportiva?!

Os dias mais frescos do outono são ideais para fazer exercícios físicos. Se for ao ar livre, melhor ainda! A estação é perfeita para quem quer começar a fazer alguma atividade, de forma gradativa e leve, até que a prática vire um hábito.

Atividades ao ar livre, além de todos os benefícios à saúde física, são prazerosas e ajudam a aumentar a sensação de bem-estar. Praticar exercícios físicos no outono e no inverno deixa o coração menos vulnerável a doenças crônicas.

Confira estas dicas e faça dos exercícios físicos parte da sua rotina por uma vida melhor!

 

A alimentação é uma aliada

Nos dias mais frios, é comum aumentarmos o aporte calórico, ingerindo alimentos com maior teor de gorduras e carboidratos. Para ter ganhos em relação à saúde, é preciso aliar alimentação e atividades físicas. Ou seja, dar preferência a alimentos naturais, sem conservantes, corantes ou outros aditivos químicos. Opte por vegetais, cereais integrais, ovos e carnes magras.

 

Cuidado com a hidratação

Ingerir água regularmente é fundamental para o funcionamento do organismo. Como o corpo perde líquido e sais minerais (pelo suor) durante os exercícios físicos, redobre os cuidados com a hidratação. Principalmente nos dias mais secos. 

Beba cerca de 300 ml de água antes de começar os exercícios e 500 ml na hora seguinte. Durante a atividade física, beba pequenos goles de água a cada 15 minutos ou sempre que sentir sede.

 

Mantenha a regularidade

Ao iniciar a prática de exercícios, tente manter a regularidade mínima de três vezes na semana. Essa constância é importante para que a prática se torne um hábito. 

 

Não pule o aquecimento

Nos dias mais frios, é preciso ter cuidado redobrado com o aquecimento, a fim de evitar lesões.

Proteja-se, também, utilizando roupas adequadas às condições climáticas.

 

Razões para praticar exercícios físicos no outono

– Acelera o metabolismo, ajudando na manutenção e na perda de peso;

– Melhora a saúde dos ossos, músculos e ligamentos;

– Regula o sono;

– Melhora o funcionamento do sistema imunológico;

– Diminui o risco de doenças cardiovasculares;

– Reduz o risco de doenças respiratórias;

– Equilibra as taxas hormonais;

– Combate a osteoporose;

– Reduz o estresse e o risco de depressão;

– Reduz o colesterol e controla a pressão arterial;

– Melhora a autoestima e promove o bem-estar.

 

Agora que você já sabe como e porque deve praticar atividade física, conheça as modalidades esportivas oferecidas pela ELASE!