A importância de praticar esportes na infância

Praticar esportes na infância e na adolescência traz diversos benefícios não somente para a saúde física, mas também para a saúde mental. É durante esses períodos em que os indivíduos desenvolvem a memória muscular e têm ganhos cognitivos que serão fundamentais na vida adulta. Essa foi uma das conclusões a que chegaram pesquisadores do Reino Unido e da Escandinávia, em estudo publicado no British Journal of Sports Medicine.

O estudo trata da importância da prática de exercícios físicos / esportes para crianças em idade escolar. Ele afirma que as crianças mais ativas fisicamente apresentam um melhor desenvolvimento cognitivo e mental. Entre os benefícios apontados, estão:

  • melhora da capacidade intelectual
  • mais comprometimento com tarefas, prazos e equipes
  • mais motivação para realizar atividades diárias
  • melhora da sensação de bem-estar
  • mais facilidade de inclusão social
  • maior da autoestima.

 

Isso acontece porque os esportes, principalmente os realizados em equipe, desenvolvem diversas habilidades. Entre elas estão:

  • raciocínio lógico e abstrato
  • a memória
  • a linguagem verbal e não verbal
  • compreensão de situações para criar estratégias
  • ajudam no amadurecimento social e emocional, auxiliando na aprendizagem em sala de aula.

Diferença de esporte e atividade física

Antes de falar da importância do esporte na infância, é necessário explicar que há diferença entre esportes e atividades físicas. Entretanto, ambos são importantes para crianças e adolescentes.

A atividade física é aquela que põe o corpo em movimento, com gasto de energia, de maneira livre. Como caminhada, um passeio com o cachorro ou uma brincadeira no parque. Já o esporte é um tipo específico de atividade física que necessita de esforço físico e habilidades específicas. O esporte tem regras e padrões próprios e exige respeito a regras, aos adversários e árbitros.

Por isso, o esporte, mais que uma atividade física desregrada, porque demanda atenção em outros aspectos além do corporal.

 

BENEFÍCIOS DO ESPORTE NA INFÂNCIA

– Ajuda a criar hábitos saudáveis

– Desenvolve a coordenação motora

– Melhora a cognição

– Estimula a convivência em grupo

– Combate a obesidade infantil

– Fortalece o sistema imunológico

– Desenvolve o sistema músculo-esquelético

– Ensina a respeitar regras

– Ensina a encarar a derrota

– Ajuda a lidar com frustrações

– Diminui o risco de doenças mentais

– Diminui o risco de doenças vasculares na vida adulta

 

EXISTE IDADE CERTA PARA COMEÇAR A PRATICAR ESPORTES?

Especialistas em desenvolvimento infantil defendem que o momento da pré-escola (em torno dos seis anos) é o ideal para as crianças começarem a praticar um esporte. Antes disso é possível – e recomendado – que os pequenos façam atividades físicas, como brincadeiras e natação, que pode ser feita desde bebê.

[Conheça as aulas de Adaptação ao Meio Líquido da ELASE] 

 

ESPORTE NA INFÂNCIA PODE FAZER MAL?

Se o esporte praticado for adequado à idade, ao tamanho e ao nível de desenvolvimento físico, mental e emocional da criança, ele pode ser praticado sem prejuízo à infância. Porém, é importante que sempre haja acompanhamento de um adulto – educador físico, técnico ou treinador. Os pais devem manter a atenção para que não haja sobrecarga ou lesões. 

Variar os estímulos é recomendado. Além de permitir que a criança explore diferentes modalidades, faz com que haja compensação entre músculos mais desenvolvidos e sistemas trabalhados. Por exemplo, judô e futebol – um trabalha mais a força e resistência dos músculos enquanto o outro trabalha mais explosão muscular e sistema respiratório. Do mesmo modo, pode-se combinar balé e natação ou vôlei e atletismo.

É importante, também, que os pais saibam quando e como cobrar mais rendimento das crianças e que, principalmente, deem bons exemplos. Dificilmente uma criança buscará praticar esportes sem o estímulo vindo de casa.