Atividade física: o segredo para a longevidade

Grupo de mulheres praticando hidroginástica

Antes de mais nada, você sabe da importância da atividade física para viver melhor. Praticar exercícios de forma regular ajuda em diversas questões no dia a dia e na longevidade. Aliás, há um estudo da Universidade Caledônia de Glasgow que reforça essa relação entre atividade física e vida longa.

Nesse sentido, vamos explicar o que este estudo traz de importante para a sua vida. Além disso, contar que a pesquisa revele o segredo para a longevidade e oferece opções de esportes. Vale lembrar que a ELASE tem uma ampla estrutura para receber você e sua família para os mais variados esportes.

Assim, a ELASE é o clube social ideal em Florianópolis para atividade física. Comece hoje mesmo a se mexer e a praticar um esporte com supervisão de profissionais em um local com excelentes condições. O primeiro passo já está sendo dado por você ao seguir a leitura.

7 Benefícios da atividade física

A atividade física traz benefícios que impactam também na longevidade. Praticar exercícios provoca o equilíbrio nos níveis hormonais e também previne doenças. Por sinal, a atividade física também ajuda a evitar doenças e também reforça as relações interpessoais. Isso mesmo, as práticas em conjunto tornam os exercícios mais prazerosos em muitos casos.

Só para exemplificar, as mudanças são percebidas tanto por quem pratica como por quem convive com o praticante. O humor da pessoa melhora, a disposição aumenta e o rendimento no trabalho também acaba por melhorar. Veja a seguir 7 benefícios de realizar atividades físicas:

  • Melhora o sono
  • Diminui as chances e ajuda a controlar a diabetes
  • Reduz o risco de AVC
  • Ajuda no emagrecimento e controle de peso
  • Diminui a pressão arterial
  • Melhora o controle das doenças cardiovasculares
  • Auxilia na circulação sanguínea

Estudo mostra o segredo para a longevidade

O estudo da Universidade Caledônia de Glasgow, publicado recentemente, mostra que três minutos de exercícios moderados ou intensos para cada hora do dia podem reduzir em 30% as chances de morte precoce. Assim, seria este o segredo da longevidade? O estudo revela também que 12 minutos de atividade leve para cada hora diária também produz o mesmo efeito.

Desse modo, o estudo mostra que a atividade física funciona como fator para aumentar a longevidade das pessoas. Além disso, ainda diminui o risco de morte precoce e melhora as condições de saúde.

“Essa quantidade de tempo de atividades vai depender das horas que o indivíduo permanece sentado durante o dia. Ainda, de acordo com os pesquisadores, a redução da mortalidade desaparece quando a pessoa é excessivamente sedentária – em torno de 11 e 12 horas por dia sentadas e inativas. Para conseguir redução de 30% nas chances de morte prematura, os estudiosos constataram que seria necessário, para cada 11 horas sentado, 55 minutos de exercícios físicos e quatro horas de atividade física leve”, detalha o médico ortopedista Daniel Oliveira, ao EM.

Outro destaque do estudo fala que se o indivíduo ficar 10 horas e 30 minutos por dia sentado, serão necessários 13 minutos de exercícios físicos e cinco horas e meia de atividade física leve. Ou seja, a movimentar-se acaba como a melhor saída para prevenir doenças e aumentar a expectativa de vida. Por outro lado, o estudo traz que o sedentarismo é um grande vilão. As pessoas que não praticam qualquer atividade física estão mais propensas a ter uma morte precoce, por exemplo.

Pratique seu esporte preferido na ELASE

Qual esporte você deseja praticar? A ELASE apresenta uma série de modalidades aos associados e dependentes com uma ampla estrutura e profissionais capacitados. Só para exemplificar, o clube conta com o Complexo de Raquetes, o Ginásio Poliesportivo Telmo Thompson Flores, o Complexo Multiuso, o Parque Aquático Wálmore Pereira Siqueira e muito mais.

Desde academia de musculação, aulas de dança, artes marciais e até patinação, a ELASE dispõe de diversas opções para iniciar a prática esportiva. O associado pode realizar atividades físicas de forma individual ou em grupo, no campo de futebol suíço. Por sinal, a pista de caminhada também serve como opção para dar o primeiro passo rumo à longevidade.

Aliás, fazer parte da ELASE não requer esforço. O Clube funciona de modo tranquilo e agora está disponível a categoria sócio acadêmico. Assim, o sócio acadêmico paga 50% do valor da mensalidade. Clique aqui para saber mais.

Faça parte da ELASE

Entre em contato para utilizar as dependências da ELASE. Para se tornar um associado é simples. Todo o processo pode ser feito através do site, Whatsapp (48)98403-2654 / 984032653, ou indo até a sede do Clube. Assim, você poderá preencher a ficha cadastral e apresentar os documentos pedidos. A sede da ELASE fica na Avenida César Seara, 560. Os telefones são (48)3234-2986/ 3234-2089 / 3233-5370. Acompanhe também o Instagram e o Facebook do clube.