A importância do esporte na infância para o desenvolvimento físico, social e intelectual

É lugar-comum dizer que a prática de atividades físicas é importante para a saúde e o desenvolvimento físico de crianças e adultos. O que muita gente não sabe é que o esporte na infância é fundamental, também, para o desenvolvimento cognitivo e intelectual dos pequenos. Isso é o que diz um estudo realizado pelo British Journal of Sports Medicine, a partir de trabalhos de especialistas do Reino Unido, Escandinávia e dos Estados Unidos.

A pesquisa foi feita com crianças e adolescentes em idade escolar, e os especialistas concluíram que a prática regular de exercícios físicos traz benefícios para o corpo e a mente. Entre os benefícios, foram listados:

– aumento da autoestima e da autoconfiança;
– melhora da capacidade intelectual;
– desenvolvimento do raciocínio lógico;
– maior comprometimento com os estudos e demais tarefas;
– mais facilidade de resolver problemas em grupos.

O aumento da autoestima e a autoconfiança reflete no desempenho escolar, pois crianças mais autoconfiantes tendem a ser mais desenvoltas em sala de aula, encarando os desafios propostos pelos professores com mais segurança. Assim, o processo de ensino-aprendizagem se torna mais eficiente. Além disso, o esporte ajuda a desenvolver habilidades de raciocínio, memória, foco, linguagem, compreensão de problemas e criatividade/estratégia para resolver esses problemas.

OUTROS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE ESPORTES NA INFÂNCIA

Diminui os índices de obesidade

O sobrepeso e a obesidade infantil são problemas de saúde pública que exigem atenção de pais e médicos. De acordo com o Ministério da Saúde, 33% das crianças brasileiras são obesas ou estão com sobrepeso. Esse dado é bastante preocupante porque crianças acima do peso têm mais chances de desenvolverem diabetes e colesterol alto ainda na infância, e de sobrecarregar ossos e articulações, prejudicando o crescimento.

Crianças obesas têm mais tendência a se tornar adultos obesos, aumentando a predisposição a problemas cardíacos, vasculares e respiratórios, por exemplo. Boa alimentação e exercícios físicos regulares são a chave para uma vida mais saudável desde a infância.

Combate a ansiedade

O exercício físico ajuda a liberar a endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. A endorfina combate a ansiedade e o estresse e ainda melhora a qualidade do sono, o que é fundamental para um crescimento sadio.

Aumenta o senso de responsabilidade

Praticar esporte pressupõe o respeito às regras da modalidade, aos adversários e aos horários de treino. Assim, as crianças desenvolvem o senso de responsabilidade e de disciplina, e isso se reflete no rendimento escolar e no comportamento geral.

Melhora a coordenação motora

Embora os movimentos como andar e correr sejam inatos (não precisam ser ensinados), treinar a coordenação motora é necessário para aumentar o domínio sobre o próprio corpo e desenvolver força, velocidade, explosão muscular, lateralidade e a relação entre corpo e espaço.

Ajuda na sociabilização e a lidar com os sentimentos

O convívio com outras crianças durante as aulas, treinos e competições faz com que as crianças se tornem mais sociáveis, percebam e respeitem as diferenças, favorecendo a inclusão. Além disso, o esporte ajuda a lidar com sentimentos de perda e de frustração, do mesmo modo que ensina que é preciso ter disciplina, atenção e espírito de equipe para alcançar bons resultados.

A ELASE oferece as seguintes modalidades para crianças:

Basquete: Terças e quintas-feiras, das 18h às 19h
Idade: de 6 anos a 13 anos

Patinação: Segundas e quartas, das 18h às 20h
Idade mínima: 5 anos

Futsal: Sábados, das 8h30 às 13h
Idade mínima: 4 anos

Os horários variam conforme faixa etária, por isso, entre em contato com a Secretaria para mais informações e inscrições, pelos telefones (48) 3234-2986 e (48) 3234-5233, de segunda a sexta, das 13h às 19h.