Natação infantil: a ELASE, em Florianópolis oferece esse esporte, que traz inúmeros benefícios a crianças a partir de três anos

Natação infantil

Praticar atividades físicas faz bem não somente para adultos como também para adolescentes e crianças, inclusive as mais pequenas. É importante estimular as crianças desde a primeira infância para que cresçam com saúde, sem descuidar do bem-estar e da diversão. A natação é geralmente o esporte mais indicado para crianças de todas as idades, pois proporciona inúmeros benefícios para a saúde: ajuda os pequenos a perderem o medo da água, reduzindo os riscos de acidentes; faz com que tenham mais percepção corporal; e ainda é bastante lúdico. 

Bebês e crianças que praticam natação têm mais noção de espaço, independência e maior preparo físico e psicológico para lidarem com a água, e isso levarão para o resto da vida.

Na ELASE, crianças a partir de três anos podem participar das aulas de Adaptação ao Meio Líquido, um método desenvolvido pelos professores Fernando da Fonseca Faria, Gabriel Sell e Luis Pluijllar, que por meio de brincadeiras, jogos e outras atividades prepara os pequenos para as aulas de natação.

 

BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO PARA CRIANÇAS

Ajuda a melhorar a respiração 

O esporte é muito indicado para crianças que apresentam problemas respiratórios, sendo aconselhado como auxiliar no tratamento de asma e bronquite.

 

Melhora a circulação sanguínea

Atividades aeróbicas ativam a circulação sanguínea, melhorando a oxigenação das células, as atividades neurológicas e cerebrais.

 

Ajuda a controlar o peso

A obesidade infantil é uma epidemia mundial, e crianças obesas tendem a ser adultos obesos e a desenvolverem doenças associadas à obesidade, como diabetes. Por isso, controlar o peso na infância é importante para a saúde durante toda a vida.

 

Melhora a qualidade do sono

Uma boa noite de sono é fundamental para o crescimento saudável das crianças, e crianças que praticam esporte, como a natação, tendem a ter noites mais tranquilas de sono.

 

É um ótimo ambiente para fazer amigos

Atualmente, a maior parte das crianças vive em apartamentos e acabam tendo contato com outras crianças somente na escola. 

Praticar um esporte é bastante enriquecedor também no aspecto da sociabilidade.