Happy hour com os amigos: razões para você aceitar esse convite

A origem da “hora feliz” é controversa. Há quem relacione o happy hour com os amigos a um costume que surgiu nos navios norte-americanos nos anos 1920. Após cumprirem a jornada diária de trabalho, os marinheiros se reuniam para alguns momentos de lazer tomando cerveja e promovendo lutas de boxe. 

Outra versão defende que o evento teve origem durante o período da Lei Seca, nos Estados Unidos (entre 1920 e 1933). Nessa época a fabricação, o transporte, a venda e o consumo de bebidas alcoólicas foram proibidas naquele país. Os homens da elite se reuniam após o trabalho para beberem em bares clandestinos ou em encontros particulares.

O que se sabe ao certo é que a denominação e a prática do happy hour se tornaram populares na década de 1960. A parada para um drink, um chope ou para aquela cervejinha merecida após o expediente se tornou hábito nos quatro cantos do planeta.

Tradicionalmente, happy hour é um encontro entre colegas de trabalho ou de faculdade. Mas nas últimas décadas, o termo vem sido usado para qualificar também encontro com amigos ou saídas descompromissadas durante a semana.

 

ALGUMAS RAZÕES PARA VOCÊ ACEITAR O CONVITE PARA UM HAPPY HOUR COM OS AMIGOS

 

Melhora as relações no trabalho

 

Se você passa em média de oito a dez horas por dia com seus colegas de trabalho, nada melhor que estreitar os laços e tornar esse convívio mais agradável e até afetivo. Ter amigos no escritório também é bom para os negócios. Melhora a produtividade e faz com que o trabalho em equipe seja mais eficiente. Todos saem ganhando com o aumento da confiança, da cumplicidade e do diálogo entre os colaboradores.

E abrir um canal de comunicação com os colegas nem sempre é possível durante a correria do expediente. Por isso, o happy hour é um ótimo momento de descobrir afinidades, estreitar laços e, claro, fazer amigos.

 

Amplia a sua rede de contatos

Seja em uma mesa de colegas de profissão ou com pessoas de outras áreas de trabalho e de interesse, o happy hour é uma excelente oportunidade para networking. Permite que se fale de suas habilidades, seus projetos e suas necessidades. Dessa forma é possível dizer aos outros o que você faz e conhecer melhor o que as pessoas podem lhe oferecer. A troca de experiências pode ser bastante frutífera, beneficiando sua carreira.

 

Para pessoas aposentadas ou que frequentem happy hours com outros propósitos, é possível conhecer pessoas com os mesmos interesses e hobbies. Não é raro, por exemplo, encontrar numa mesa de happy hour um parceiro para uma partida de tênis. Ou ainda uma equipe para bater uma bolinha no fim de semana. 

 

Menos estresse, mais bem-estar

Na correria do dia a dia, é preciso se permitir um pouco de descontração e diversão para aliviar o corpo e a mente. O happy hour é uma boa opção para quem deseja equilibrar lazer e trabalho. 

Do mesmo modo que é necessário manter horas semanais para para praticar exercícios físicos, ler, ficar com a família, é saudável sair para bater papo com colegas e amigos.

 

Com moderação, cerveja faz bem à saúde

A cerveja (e o chope) é a bebida preferida de quem faz happy hour. Quando consumida com moderação, traz benefícios à saúde.

 

O consumo moderado de cerveja (de um a dois copos por dia):

– diminui o risco cardíaco e as chances de morte por doença cardiovascular em até 40%, pois ajudam a aumentar os níveis de “colesterol bom” (HDL); 

– diminui em 20% as chances de desenvolver doenças degenerativas no cérebro e no sistema nervoso, como Alzheimer;

– melhora a absorção de vitaminas do complexo B;

– reduz a hipertensão;

– aumenta a sensibilidade à insulina, protegendo contra o diabetes;

– diminui o risco de desenvolver pedras nos rins;

– fortalece os ossos e previne a artrite reumatoide.

 

Todos os meses, a ELASE promove animados happy hours, com muito chope e música. Fique de olho nas redes sociais da ELASE e marque presença com seus amigos!