Novidade na Elase: aulas de ginástica rítmica

aulas de ginástica rítmica

Um esporte que reúne beleza, graciosidade, agilidade e muita elasticidade. Assim é a ginástica rítmica, uma modalidade que surgiu na década de 1920 e ganhou adeptos em todo o mundo. Sempre pensando em inovar e trazer mais opções aos seus associados, agora a Elase oferece aulas de ginástica rítmica aos seus associados, com turmas para crianças a partir dos cinco até adolescentes de 14 anos.

As aulas são coordenadas pela professora Francianny Justen Amaral da Silva, 24 anos, que tem 18 anos de experiência como ginasta, passando por todas as categorias até tornar-se profissional. Durante as aulas, a criança entenderá de forma lúdica como são usados os aparelhos. Por se tratar de uma atividade que trabalha o corpo em movimento, a partir de saltos, giros e muito equilíbrio, ele favorece a melhora das habilidades gerais, estimulando novas descobertas para a criança que ainda está em formação.

Durante a coreografia utilizam-se adereços como arcos, fitas e bolas, que dão ainda mais beleza ao espetáculo.

aulas de ginástica rítmica

 

– Nos Jogos Olímpicos Los Angeles 1984, as atletas de ginástica rítmica que mostrassem a alça do sutiã perdiam pontos. Logo depois essa regra foi abolida.

– A bola usada no esporte deve ser feita de borracha ou material sintético, ter peso mínimo de 400 gramas e diâmetro de 18 a 20 centímetros.

– O arco precisa ser de madeira ou plástico, ter, no mínimo, 300 gramas e diâmetro entre 80 e 90 centímetros.

– A fita tem empunhadura feita de material sintético ou madeira, com diâmetro máximo de 1 centímetro e comprimento entre 50 e 60 centímetros. A fita de cetim tem 5 centímetros de largura e seis metros de comprimento. O elemento deve ter peso mínimo de 35 gramas.

– As maças são feitas de madeira ou material sintético, medindo entre 40 e 50 centímetros de comprimento e massa mínima de 150 gramas.

– A corda deve ser proporcional ao da ginasta e é feita de linho ou de material sintético.

Fonte: Comitê Olímpico Brasileiro

 

aulas de ginástica rítmica