Ballet Fit: conheça os benefícios da modalidade queridinha das famosas

A ELASE oferece o Ballet Fit como modalidade esportiva para os associados. Aliás, o curso teve início em março e mistura a dança com exercícios funcionais. Além disso, ajuda a melhorar o condicionamento físico. 

Os movimentos do balé clássico são aliados aos de treinamento funcional, e não precisa usar sapatilha de ponta. Ao mesmo tempo que ajuda na queima de calorias, dá elasticidade aos praticantes. O Ballet Fit está no radar também de famosas pelo Brasil e liberado para grávidas.

A criação teria sido na década de 1960, pela bailarina Lotte Berk, que adaptou os movimentos devido a uma lesão nas costas. A atividade tem mais intensidade que o balé clássico, por sinal.

Gostou? Então, conheça mais sobre o Ballet Fit na ELASE, o queridinho do momento.

Benefícios do Ballet Fit

O Ballet Fit pode ser realizado para diversão, além de ajudar no emagrecimento. Por exemplo, abdominais, agachamentos e alongamentos fazem parte das aulas. Embora o nome remeta ao balé, não é necessário saber dançar para praticar atividade. Na ELASE as aulas estão disponíveis para maiores de 16 anos.

Uma aula de Ballet Fit pode gastar de 700 a 1500 calorias. A duração da aula e a intensidade, por sinal, interferem no gasto calórico. Por usar o peso do próprio corpo, o aluno consegue melhorar também a coordenação motora. Os exercícios são praticados na barra, ou sem o apoio dela, e no chão, além de localizados.

Os benefícios do Ballet Fit são muitos e visíveis não só no corpo, mas também a parte psicológica. A concentração melhora, assim como a autoestima.

7 motivos para fazer Ballet Fit

  • Melhora a força muscular
  • Melhora a postura
  • Aumenta a taxa metabólica
  • Ótimo para a concentração
  • Queima calorias
  • Dá autoconfiança
  • Aumenta a energia

Mudanças no corpo

Logo depois de iniciar o Ballet Fit o praticante perceberá mudanças, como o fortalecimento do abdômen. Os alunos possuem ganhos conforme cada biotipo, com melhora não só na parte estética. Abaixo listamos três mudanças no corpo causadas pelo treino de Ballet Fit.

1 – Definição muscular: os grupos musculares são trabalhados na medida certa. A prática leva ao tônus muscular, desejo de muitas pessoas.

2 – Capacidade respiratória: Os batimentos durante a aula aceleram consideravelmente. Com o tempo, a coordenação entre respiração e batimentos começa a ser mais natural e a capacidade respiratória aumenta.

3 – Mais equilíbrio: Muitos exercícios são feitos de forma unilateral, ou seja, com uma só das pernas no solo. Isso ajuda muito no equilíbrio do corpo para as atividades diárias.

Queridinho das famosas

O Ballet Fit também é praticado por diversas famosas por causa dos benefícios. Só para exemplificar, Grazi Massafera, Flávia Alessandra, Taís Araújo, Ingrid Guimarães, Gabriela Pugliese e Karina Bacchi usam os benefícios da modalidade no dia a dia.

Atividade para grávidas

Visto que não é preciso saber de dança, grávidas podem fazer Ballet Fit com segurança. Como o corpo da mulher muda na gestação, a atividade física ajuda a compreender as alterações. Dores lombares são comuns nas gestantes, por isso o alongamento alivia o desconforto. Os músculos ficam fortalecidos, tornam-se aliados para um parto tranquilo. Isto é, desde que um médico a libere para praticar a modalidade.

No entanto, recomenda-se uma avaliação médica. Nesse sentido, a atividade física ajuda por tabela também a criança. Logo após a quarentena a mãe pode retornar aos treinos.

Professora Fátima Couto

Quem ministra as aulas no clube é a professora Fátima Couto. Ela há anos desenvolve trabalhos ligados à dança na ELASE e em Florianópolis. Proprietária da Cia de Dança Fátima Coelho, uma das mais conhecidas de Florianópolis, possui a participação em diversos festivais.

O aluno Luiz Miguel, do ballet da ELASE, teve o nome pré-selecionado para participar do processo seletivo da Escola de Teatro Bolshoi, em Joinville. O jovem teve Fátima Couto como sua professora na formação no clube.

Horário das aulas

O Ballet Fit na ELASE tem à disposição às quartas e sextas-feiras, sempre às 18h15min. No entanto, a idade mínima para participar é 16 anos, mas não há idade limite. Para participar é preciso fazer a inscrição na secretaria do clube. O valor da mensalidade é de R$ 85.