Sauna: Conheça os benefícios para a saúde e as novidades da sauna da Elase

De acordo com historiadores, as primeiras saunas foram construídas no Antigo Egito, cerca de 4.000 a.C., e outros povos antigos, como os chineses, os fenícios e os árabes também utilizavam os “banhos de vapor” para tratar problemas de saúde ou para relaxar. 

Considerado o pai da medicina, Hipócrates defendia que altas temperaturas curam inúmeras doenças. Com o passar dos anos, inúmeros estudos confirmam a tese do estudioso grego. Segundo um estudo, publicado recentemente no Journal of the American College of Cardiology, submeter-se ao calor da sauna durante 15 minutos, duas vezes na semana, traz benefícios para a pele, melhora o funcionamento cardíaco e auxilia no tratamento de problemas respiratórios.

 

Sauna em Florianópolis? Conheça a estrutura da Elase

Na ELASE, as saunas úmida e seca passaram por ampliação, receberam novos equipamentos e novos revestimentos. Além disso, a sala de descanso e o vestiário estão maiores. O espaço para duchas e banheiros também foram reformados. A reforma da infraestrutura das saunas teve, ainda, melhorias na sala de massagem (sob a coordenação da Pons Fisioterapia), adaptação do ambiente para portadores de deficiência, nova portaria, novo projeto luminotécnico e construção de um mezanino de aproximadamente 85m², contemplando bar e sala de jogos.

 

BENEFÍCIOS DA SAUNA

Elimina toxinas

Por meio da transpiração, a sauna auxilia a pele a eliminar resíduos de produtos químicos, ajudando a combater infecções.

 

Melhora o fluxo sanguíneo

Pois promove a dilatação dos vasos. Fazer sauna por 15 minutos duas vezes por semana ajuda, ainda, a fortalecer as células que revestem as artérias.

 

Alivia dores reumáticas e na coluna

O calor é um excelente aliado no tratamento contra artrite, artrose e reumatismo, além de combater dores causadas por atrofias musculares.

 

Combate o estresse

O relaxamento provocado pela sauna, aliado ao aroma das essências utilizadas e a transpiração, proporciona redução duradoura do estresse após algumas sessões. 

Quem sofre de insônia pode apostar em 20 minutos de sauna durante o período da noite.

 

Relaxa músculos da face e do corpo

O calor é responsável pelo relaxamento muscular de todo o corpo e dos músculos da face, e o relaxamento muscular tem ação também no sistema nervoso, contribuindo para uma completa sensação de bem-estar. 

 

Previne flacidez da pele

A sauna tem ação vasodilatadora, melhorando a nutrição celular, pois o sangue – ao circular mais livremente – pode levar maior aporte de nutrientes às células, melhorando a produção de colágeno e prevenindo inflamações como as que causam celulites. 

 

Auxilia na prevenção e no tratamento de doenças respiratórias

A combinação do calor com os óleos essenciais usados das saunas tem ação broncodilatadora, facilitando a entrada de oxigênio nos pulmões e as trocas gasosas da respiração. Por isso, a sauna é indicada como auxiliar no tratamento de doenças como asma, bronquite, gripe e estado gripal. 

 

ATENÇÃO!

Sauna é contraindicada para crianças; gestantes; diabéticos; pessoas com problemas circulatórios, hipertensão ou doenças coronarianas; e pessoas que fazem uso de medicamentos diuréticos ou vasodilatadores. 

Na ELASE, a idade mínima para frequentar a sauna é 14 anos.