Inverno não é desculpa para descuidar da saúde. Dicas para continuar a ir à academia até nos dias mais frios

academia

Durante o inverno, a vontade de malhar – da maioria das pessoas – costuma despencar com as temperaturas. O frio é um convite a ficar de preguiça debaixo das cobertas, assistindo séries e comendo alimentos quentes e calóricos, mas isso pode colocar a perder o esforço de um ano inteiro e, o pior, pode causar danos à saúde.

A prática constante de exercícios físicos melhora o humor, afasta o estresse, regula o sono e ainda aumenta a imunidade, prevenindo contra resfriados, gripes e alergias que costumam atacar nos meses mais frios. Por isso, quem deseja espantar as doenças oportunistas e chegar no verão com o corpo em boa forma deve manter o foco e não deixar a preguiça tomar conta.

 

CONHEÇA ALGUMAS DICAS PARA ESPANTAR A PREGUIÇA E CONTINUAR FREQUENTANDO A ACADEMIA NO INVERNO

# Varie os estímulos

Cair na rotina de treinos é uma queixa bastante comum entre as pessoas que usam o tédio como desculpa para faltar à academia. Para que isso não aconteça, intercale a musculação com atividades aeróbicas e busque outros esportes, como os de raquete, vôlei ou futebol em dias alternados da semana.

É interessante, também, pedir ao educador físico um plano de treinos que envolva diferentes exercícios e ative todos os grupos musculares. Assim, além de desafiar seu corpo, você mantém a mente ocupada, pois precisa prestar mais atenção enquanto executa cada exercício e série.  

 

# Não descuide do aquecimento

Dez a quinze minutos de caminhada leve ou de bike para aquecer o corpo fazem toda a diferença no rendimento e ainda protegem contra lesões.

Nunca pule o aquecimento!

 

# Faça treinos mais curtos

Aposte em treinos intervalados, os famosos HIIT (em inglês high intensity interval training). Eles são um protocolo usado para acelerar o metabolismo e melhorar o condicionamento físico. O HIIT consiste em intercalar exercícios de alta intensidade (como corrida) e baixa intensidade (como caminhada leve).

O HIIT mantém o gasto calórico por até 48 horas após o término do exercício, com isso, ajuda a espantar o frio.

 

# Aposte no intervalo ativo

Entre uma série e outra de exercícios, nada de ficar descansando parado! A prática do intervalo ativo (atividade aeróbica, que pode ser feita na esteira, na bicicleta, com corda ou abdominais, por exemplo) mantém o corpo em movimento, com isso se mantém aquecido e o gasto calórico é maior.

 

# Desafie-se

Quando estiver correndo, nadando ou pedalando, por exemplo, coloque metas de tempo e/ou de quilômetros percorridos e estipule uma recompensa – que pode ser um episódio extra da sua série favorita.
Se você tiver um parceiro de academia, pode propor apostas do tipo: quem faltar mais aos treinos deverá pagar algo ao outro no fim do mês.

 

# Encontre a academia ideal

Frequente uma academia acolhedora, com bons profissionais, pois se sentir bem no ambiente é fundamental para permanecer na academia. Na ELASE, associados e não associados têm uma academia completa, com aparelhos modernos e profissionais altamente capacitados para montar treinos específicos de acordo com as necessidades individuais e para motivar os alunos a buscarem seus objetivos.

 

academia