Sede de Praia ELASE: atividades para a família o ano inteiro

Muito mais que um espaço para aproveitar o verão, a Sede de Praia da ELASE, em área nobre da Barra da Lagoa (Florianópolis, SC), é uma área com opções para toda a família passar momentos incríveis. A Sede de Praia possui um camping – a poucos metros do mar – e uma infraestrutura de lazer disponível o ano inteiro. São 42 mil m2 de muito verde, formando um cenário que é um convite à contemplação e ao relaxamento.

 

Além do camping, a sede oferece: dois quiosques com churrasqueiras, com capacidade individual para 12 pessoas; o Salão Barra da Lagoa com capacidade para 80 pessoas. No local, é permitida a realização de aniversários, confraternizações e festas para familiares e amigos – desde que respeitadas as regras de utilização. A Sede de Praia dispõe ainda de estacionamento; campo de futebol e quadra de areia; vestiário e banheiro.

 

Tanto o Salão Barra da Lagoa quanto os quiosques da Sede de Praia podem ser reservados entre 15 de março e 15 de dezembro. Fora desse período, as instalações ficam à disposição exclusivamente para os campistas.

sede de praia

BARRA DA LAGOA: A tradicional praia de Florianópolis abriga o camping e a Sede de Praia da ELASE

Uma praia de areia fina e mar limpo, morno e calmo, ideal para toda a família, a Barra da Lagoa é uma das praias com melhor infraestrutura da Ilha de Santa Catarina e fica a 20 km de distância do Centro de Florianópolis. São inúmeros restaurantes e bares, comércio variado e opções de lazer e ecoturismo, como aluguel de equipamentos para esportes náuticos, trilhas, cursos de mergulho etc.

“A Barra”, como é carinhosamente chamada pelos manezinhos, é reduto de pescadores e cordiais moradores nativos, que conferem ao local um simpático ar de vila, mantendo vivas culturas e tradições açorianas, as quais atraem muitos turistas brasileiros e estrangeiros durante todo o ano.

sede de praia

As belezas da Barra da Lagoa

 

Com 650 metros de extensão, a Barra da Lagoa liga as águas da belíssima Lagoa da Conceição com o Oceano Atlântico através do Canal da Barra, o qual é possível atravessar de barco ou pela ponte pênsil, que leva a trilhas, um vilarejo de pescadores e às famosas “piscinas naturais” – formada no costão direito da praia quando a maré está baixa, permitindo mergulhos entre as pedras ou servindo como mirante para observar, da pedra gigante, a exuberante natureza do local.

Tombadas como Patrimônio Natural e Paisagístico, as dunas da Barra da Lagoa são uma área de 6,6 hectares de dunas fixas, onde é possível praticar sandboard.

À esquerda, a Barra se une à praia do Moçambique, a mais extensa praia de Florianópolis é quase deserta, não possui construções na sua orla, por isso, é preferida por quem prefere sossego e por surfistas, que encontram lá boas condições para o esporte e pouca concorrência pelas ondas.

Os associados ELASE que gostam de pescar, ou praticam surfe ou outros esportes aquáticos podem utilizar a infraestrutura de vestiários e banheiro como apoio à prática esportiva.

PROJETO TAMAR: PRESERVAÇÃO E ECOLOGIA EM ÁREA VERDE DA ELASE

Dentro da área de 42 mil m2 do terreno da Sede de Praia da ELASE, também funciona – em regime de aluguel – o Projeto TAMAR Florianópolis. Conhecido nacionalmente, o TAMAR realiza importantes estudos e atividades a fim de minimizar os efeitos da pesca e de outras práticas predatórias sobre tartarugas marinhas.

No local funciona o Museu do TAMAR, que desempenha um papel fundamental na educação de crianças, jovens e adultos e na conscientização a respeito da importância de se preservar a vida marinha para a manutenção de todos os ecossistemas.

O Projeto TAMAR abriga ainda cinco tanques de observação, com quatro espécies de tartarugas marinhas (das cinco que desovam no Brasil), que estão abertos à visitação guiada durante todo o ano.

Uma das atividades realizadas pelo Projeto TAMAR mais esperadas é a soltura dos filhotes na praia, que reúne centenas de pessoas de todas as idades para assistirem às pequenas tartarugas caminhando até o mar. E os associados ELASE podem usufruir da Sede de Praia enquanto acompanham a soltura das tartarugas.