Como manter a saúde mental durante a quarentena

A fim de reduzir a curva de contaminação pelo coronavírus, e prezando pela saúde da população, o prefeito de Florianópolis ampliou o período de quarentena e, com isso, nosso isolamento social será ainda maior. Embora seja necessária, a experiência do confinamento pode ser bastante assustadora e até traumática, principalmente para pessoas acostumadas à vida ao ar livre, às atividades físicas e aos encontros com os amigos.

Como as mudanças ocorreram muito rapidamente, não houve tempo para adaptação. Nossos corpos e mentes foram pegos de surpresa e tivemos que recriar uma nova rotina do dia para a noite. Fato que abalou psicologicamente grande parte da população.

Estresse, tensão, ansiedade e solidão são queixas constante de quem está em casa há 15 dias ou mais, e é normal se sentir assim. Somam-se a isso o medo de ser contaminado, as preocupações com a escola, a faculdade ou com o trabalho, e a necessidade de ser proativo 24 horas por dia, mesmo em tempos de crise. O resultado é ainda mais ansiedade e frustrações. Por isso, é urgente que as pessoas cuidem da saúde mental durante a quarentena, para que enfrentem o período mais difícil, ajudando quem precisa mais, e estejam fortes para voltar à normalidade quando a Covid-19 recuar.

Como ainda não sabemos, de fato, quanto tempo o isolamento irá durar, é importante adotar alguns cuidados diários para manter a saúde mental. Veja alguns exemplos:

Evite o excesso de informações

Diariamente, somos bombardeados por notícias sobre o avanço da Covid-19, e as informações se propagam na mesma velocidade que o vírus, afinal, segundo relatório Google Consumer Barometer, atualmente, há cerca de 230 milhões de smartphones ativos no Brasil (mais que a população do país). Além das notícias de veículos responsáveis e de confiança, as fake news aumentam a sensação de medo.

Por essa razão, filtre tudo que chega até você. De preferência, evite olhar grupos de WhatsApp com muitos membros alarmistas ou que não checam a fonte das notícias. Escolha sites de universidades ou de imprensa que sejam confiáveis e leia as notícias uma ou duas vezes por dia. Faça o mesmo com a televisão: desista de acompanhar todos os noticiários para não sentir ainda mais ansiedade. Mescle os textos sobre atualidade com matérias de editorias mais leves, como esporte e variedades.

Crie uma rotina

O corpo e a mente humanos precisam da repetição de algumas atividades para “entender” como deve funcionar. Quando a rotina é quebrada, podemos nos sentir mais eufóricos (como nas férias, por exemplo) ou mais melancólicos (como quando ficamos doentes e/ou precisamos nos isolar). É importante, portanto, que você tente estabelecer uma rotina com horários para dormir e acordar, para se exercitar, para se alimentar, para saber das notícias, para conversar virtualmente com amigos e familiares e para trabalhar e/ou estudar.

Organize o home office

Pessoas que estão trabalhando remotamente devem trocar de roupa e nunca trabalhar de pijama, escolher um local sossegado da casa para instalar o computador e outros equipamentos necessários para o trabalho e, principalmente, respeitar o expediente, pois a tendência é avançar noite adentro.

Se não conseguir cumprir todas as tarefas previstas para um dia, não se frustre! Todos nós estamos com mais dificuldade em manter o foco e a produtividade. No dia seguinte, tente de novo.

Pratique atividades físicas e meditação

Comece o dia tomando café da manhã com calma, afinal, você não vai perder tempo se deslocando até o trabalho. Em seguida, faça alguns minutos de atividade física. Há inúmeros aplicativos com treinos para todos os gostos (de ioga a HIIT, de alongamento a força), necessidades e níveis de condicionamento, muitos deles são grátis. Com aplicativos, é possível aliar atividade física e meditação, outra prática bastante recomendada para controlar a ansiedade.

Não se esqueça de se hidratar durante a prática e depois dela. O cérebro precisa de muita água para funcionar perfeitamente.

Faça terapia

Se você já consulta com um psicólogo ou terapeuta, converse com ele sobre a possibilidade de manter as sessões online, por videochamada. Desse modo, você não interrompe o tratamento e ele mantém a renda.

Se você ainda não faz, as está sentindo necessidade de conversar com um profissional, há, na internet, plataformas com profissionais comprometidos atendendo remotamente durante a quarentena.

Não se afaste das pessoas

Embora seja necessário o isolamento físico, você deve manter contato diário com familiares e amigos mais próximos. Troquem mensagens de texto e marquem chamadas por vídeo para conversarem. Dê uma atenção especial para os que moram sozinhos e estão completamente isolados durante esses dias e, principalmente, para os idosos, que são os com maior tendência a sofrer com a solidão.

Há aplicativos que permitem conversar simultaneamente com mais de uma centena de pessoas. Isso significa que, com um pouco de bom humor e criatividade, é possível fazer até uma festa on-line.

Mantenha-se bem e seguro e fique em casa, sempre que possível, para que possamos nos reencontrar na ELASE em breve!