Artes marciais em Florianópolis? Venha praticar Aikido na Elase!

O Aikido (em japonês, ? – ai = harmonia, ? – ki = energia, ? – do = caminho), em livre tradução, significa “caminho do espítiro harmonioso”, algo como entrar em harmonia com o caminho. Ou seja, essa arte marcial busca o equilíbrio e a harmonia de energias entre seus praticantes e o universo.

Criado no Japão, após a II Guerra Mundial, pelo grande mestre (Ô-Sensei), Morihei Ueshiba, o Aikido se difere das demais artes marciais principalmente por não ser uma competição, e sim um meio de se acabar com um conflito. Uma das táticas de luta do Aikido é absorver os golpes do adversário (atacante) de modo de se controle suas ações com o mínimo esforço e força. Isso é possível por meio do aprimoramento espiritual e pessoal que vem com a prática. O praticante de Aikido é treinado para controlar sua agressividade e manter o equlíbrio em todas as circunstâncias, sejam elas da competição ou do dia a dia.

Se você ficou curioso sobre essa modalidade, pode praticar o Aikido na ELASE, em Florianópolis. Com aulas para todas as idades, aberta para associados e não associados.

Aikido em Florianópolis; artes marciais

 

Como é o treino de Aikido?

Como em praticamente todas as artes marciais japonesas, o treinamento do Aikido envolve os aspectos físicos e mentais. Fisicamente, o praticante desenvolve técnicas de projeções e arremessos, desvios e torções. Técnicas para melhorar o condicionamento físico e a flexibilidade são importantes partes do treinamento.

Quais os benefícios para a saúde proporcionados pelo Aikido?

Essa arte marcial trabalha realinhando corpo e mente. No aspecto mental, o Aikido trabalha a concentração, o raciocínio, a capacidade de tomar decisão durante o combate, diminui a ansiedade, reduz a compulsividade, aumenta a determinação, a disciplina e a resiliência.

Fisicamente, o Aikido aumenta o tônus muscular, a capacidade cardiorrespiratória, a noção de lateralidade, o equilíbrio. Beneficia a circulação sanguínea e a oxigenação celular, fortalece as articulações e previne a osteoporose, age no sistema endrócrino regulando as taxas hormonais e previne a hipertensão.

 

Alguns princípios do Aikido

  1. O Aikido foi criado com a função de defesa pessoal. Os alunos praticantes devem partir do princípio da não agressão
  2. É dever de todos os praticantes do Aikido utilizar as técnicas aprendidas para fins pacíficos, visando sempre a concórdia e a harmonia.
  3. Os praticantes devem seguir os ensinamentos do Ô-Sensei (mestre) e nunca competir para ver quem é o mais forte, pois isso só os enfraquece.
  4. É da responsabilidade de todos criar uma atmosfera positiva de harmonia e respeito. No Aikido não há lugar para desentendimentos e/ou rixas, pois estes são comportamentos inadmissíveis e vergonhosos para um aikidoka.
  5. O praticante deve saudar Kami (o espírito, Deus, alma) sempre que entrar e sair do Dojo (local das práticas), e saudar o mestre ou o instrutor. Durante a prática, deve-se saudar o adversário.
  6. É preciso dedicação aos treinos, para isso, o praticante deve seixar fora do local do treino objetos pessoais e materiais (joias, relógios, bijuterias etc.), bem como questões não resolvidas e outros problemas.
  7. O aluno/ praticante deve se colocar junto ao mestre em caso de dúvidas e nunca solicitar que o mestre se desloque até ele.
  8. Manter o uniforme de treino limpo e uma boa aparência física é um modo de demonstrar respeito com os demais praticantes, o mestre e consigo mesmo.