G.A.S – Grupo de Amigos da Sauna

HISTÓRICO DO GAS (GRUPO DE AMIGOS DA SAUNA DA ELASE)

O GAS (Grupo de Amigos da Sauna da ELASE) surgiu em 1997 a partir de um movimento de um grupo de associados da ELASE que freqüentava nas tardes de sábado a sauna do clube. Naquele ano, não ocorreram os desfiles das escolas de samba em Florianópolis e já existiam rumores que os desfiles do ano seguinte seriam cancelados.

Em razão das fortes ligações com o samba, a maioria dos seus componentes são participantes ativos ou admiradores da Escola de Samba CONSULADO, a  idéia inicial quando da criação do GAS era se reunir durante o carnaval, em forma de bloco de sujos, em alguma praia da cidade, utilizando um trio elétrico. Contudo, no ano de 1998, a Prefeitura Municipal voltou a trás e decidiu assumir o compromisso de retomar o desfile das escolas de samba na cidade e a idéia inicial do GAS morreu.

Assim, o GAS se transformou em um encontro de amigos que se realizava uma vez por mês na sede da ELASE. Num primeiro momento, a participação era restrita aos freqüentadores da sauna. Posteriormente, essas reuniões gastronômicas e etílicas foram abertas aos familiares e começaram a serem realizadas no Camping da ELASE, localizado na Barra da Lagoa. Elas continuam acontecendo uma vez por mês, sempre aos domingos, ficando um integrante responsável em preparar os quitutes.

Essa integração permanece até hoje, sendo que em 2004 foi instituído um calendário para estes encontros, reunindo em média 60 pessoas. Na confraternização que se realiza ao final de cada ano, não pode faltar o famoso COSTELAÇO que é o carro chefe do GAS.

O GAS teve participação decisiva, além de contribuir financeiramente, na construção de um espaço coberto no Camping, tornando-se um importante parceiro do clube. Há, também, participação ativa em eventos da ELASE, tais como Feijoada, Festa Agostina, etc.

Conforme já comentado, as ligações com o mundo do samba foram determinantes na escolha do dia dois de dezembro como a data oficial de fundação do GAS, em homenagem ao Dia Nacional deste ritmo genuinamente brasileiro.

Para fazer parte do GAS é muito simples, já que o grupo não possui eleições, nem regras. É uma administração totalmente informal. Para ser um integrante basta ter um espírito participativo, alegre e, acima de tudo, respeito a todos, além, é claro, de ser freqüentador da sauna!