Quer praticar squash em Florianópolis? Venha jogar na ELASE!

Squash em Florianópolis

É impossível determinar exatamente quando surgiu o squash, pois há inúmeras versões a respeito da criação desse esporte que, embora se pareça – à primeira vista – com o tênis, tem dinâmica e regras próprias. Uma das versões mais aceitas diz que o squash surgiu no século 19, na prisão de Fleet, em Londres, e foi inventado pelos presos, que adaptaram o tênis ao espaço fechado que tinham (com quatro paredes). E essas paredes são fundamentais para o esporte – atualmente, a de trás deve ser, obrigatoriamente, de vidro; em partidas oficiais, todas as quatro paredes são de vidro.

 

Pratique Squash em Florianópolis

A Elase, em Florianópolis, oferece aulas de squash para adultos e crianças a partir dos sete anos e não há idade limite para jogar. As aulas têm duração de meia hora e são coordenadas pelo professor Neto (CREF 5039-P/SC) e pelo professor Vini Costa e podem ser individuais ou em duplas. As atividades acontecem de segunda a sexta, pela manhã, tarde ou noite, nas manhãs de sábado. 

Associados e dependentes podem agendar uma aula experimental para conhecer o esporte!

Além das aulas, a ELASE tem, ainda, quadras para squash, que podem ser alugadas apenas para jogos – disponível para sócios e para a comunidade – de segunda a sexta-feira das 7h às 23h; aos sábados, domingos e feriados das 7h às 21h.

 

COMO É UMA PARTIDA DE SQUASH?

As partidas de squash podem ser disputadas em duplas (um jogador contra o outro) ou entre quatro pessoas (duas duplas adversárias). Para praticar, bastam raquetes, bolinhas ocas de borracha, óculos de proteção e tênis com solado branco ou claro para não marcar o piso da quadra. O jogo consiste, basicamente, em rebater a bolinha contra a parede, acima da linha a 48 cm do chão e “devolvê-la” para o adversário. Após bater na parede, a bola pode bater também nas paredes laterais, porém, só pode quicar uma vez no chão antes de ser rebatida.

As linhas de marcação na parede e no chão determinam espaços em que a bola pode ou não tocar ou que os jogadores devem ou não ocupar. 

A partida é decidida em esquema de “melhor de 3 jogos” ou “melhor de 5 jogos”, e pode ser utilizado o Sistema Standard – até nove pontos – ou o Sistema Pars – até 11 pontos. Nas partidas profissionais, utiliza-se o melhor de 5 jogos em Sistema Pars.

O squash foi incluído pela primeira vez nos Jogos Pan-Americanos em 1995, em Mar del Plata, na Argentina, e o Brasil foi medalhista (bronze) por três vezes. Na edição seguinte, em Winnipeg (Canadá), o país ganhou uma medalha de prata e duas de bronze.

 

BENEFÍCIOS DO SQUASH PARA A SAÚDE

Além de muito dinâmico e divertido, o squash é um esporte que traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental, como: 

– Ativa o metabolismo, aumentando o gasto calórico (cerca de 800 calorias em uma hora de jogo);

– Melhora o condicionamento físico e a capacidade cardiorrespiratória;

– Fortalece a musculatura, principalmente dos braços, peito, costas, abdômen, pernas e glúteos;

– Previne doenças como obesidade, hipertensão e diabetes;

– Melhora a coordenação motora, o equilíbrio, a flexibilidade e a força;

– Desenvolve a concentração e reflexo, melhorando o tempo de resposta a estímulos;

– Auxilia no processo de memorização e no raciocínio;

– Ajuda a aliviar tensões e a relaxar;

– Diminui o estresse;

– Aumenta a sensação de bem-estar.

 

Squash em Florianópolis