Krav Maga: defesa pessoal e condicionamento físico em uma única atividade

Krav Maga

Krav Maga é uma palavra do hebraico que significa “combate de contato”. Trata-se de um sistema de embate corpo a corpo que foi desenvolvido em Israel. O Krav Maga não se enquadra nas lutas marciais, mas envolve procedimentos técnicos de defesa pessoal contra agressões físicas, armas, bastões, investidas com facas e outros golpes.

O Krav Maga é uma das opções de atividades oferecidas pela Elase, em Florianópolis. Associados podem fazer a matrícula no curso que acontece todas as terças, das 20h às 21h. 

 

COMO SÃO AS AULAS DE KRAV MAGA?

Embora não seja considerado arte marcial, o Krav Maga é uma atividade física que tem como função a defesa pessoal. Ou seja, os praticantes aprendem técnicas de luta e defesa enquanto praticam uma atividade benéfica à saúde.

De modo geral, as aulas são dividas em três partes: alongamento e aquecimento, ensino/demonstração das técnicas pelo professor e a prática em duplas ou grupos.

Os movimentos de reação devem ser rápidos e curtos, para imobilizar ou neutralizar o agressor. Esses movimentos são ensinados pelo professor e devem ser repetidos pelos alunos. A observação e a repetição são fundamentais nessa modalidade, pois, em uma situação real, os golpes precisam ser aplicados perfeitamente, já que qualquer erro de execução pode pôr a pessoa em risco.

Para preparar o corpo, é preciso alongar muito músculos e tendões; em seguida, o aquecimento é feito de forma ativa, com exercícios intensos e vigorosos, como pular, correr, fazer flexões e abdominais.

Durante a prática propriamente dita, diversos músculos e articulações são ativados. Por isso, a atividade traz benefícios para a saúde, aumentando a capacidade cardiorrespiratória e a pressão sanguínea. Também equilibra o colesterol e ainda auxilia no processo de emagrecimento, pois queima cerca de 800 calorias por aula.

 

OUTROS BENEFÍCIOS DO KRAV MAGA

Além dos benefícios para o corpo, no desenvolvimento da coordenação motora, no aumento da flexibilidade e agilidade, na rapidez dos reflexos e no ganho de força, o Krav Maga ainda trabalha questões de autoestima e autoconfiança, diminui o estresse e aumenta o bem-estar.

 

Krav Maga